5 plantas eficazes contra insónias


As perturbações do sono são inúmeras: dificuldades em adormecer, despertares noturnos frequentes, insónias totais... Quem sofre destes problemas crónicos acaba por acumular uma privação de sono cada vez mais significativa. Para ajudar-te no controlo deste problema, apresento-te 5 plantas eficazes contra insónias.
De acordo com um estudo realizado com uma amostra de 14 000 europeus, o sono não será de tão boa qualidade se utilizarmos dispositivos eletrónicos antes de ir dormir. De igual modo, o facto de dormirmos acompanhados pode perturbar a qualidade do sono (ressonar, agitação, etc.)
Os especialistas estão de acordo ao afirmar que os adultos deveriam dormir entre 7 e 9 horas por noite para se manterem saudáveis. Isto porque o sono não tem como único objetivo dar descanso ao corpo, ele também atua no sistema imunitário. Dormir bem é por conseguinte, um trunfo contra o conjunto de agentes infeciosos, e além disso, boas noites de sono potenciam melhores funções cognitivas.

Se o teu sono não é o ideal, sabe que – felizmente – existem determinadas plantas que propiciam de forma natural o adormecimento e a qualidade do sono.


Lúpulo e sono
O lúpulo (humulus lupulus) cresce nas regiões de clima temperado, como na Europa ou no Norte de África.
A cultura do lúpulo desenvolveu-se porque este era utilizado para o fabrico do pão e da cerveja. As pessoas encarregadas de colher estes cachos de flores tinham tendência para adormecer facilmente no trabalho. Foi desta forma que o efeito sedativo desta planta foi descoberto. 
Em fitoterapia utilizam-se apenas as flores fêmea desta planta, pois possuem um efeito calmante e propiciam um bom sono.


A papoila-da-Califórnia e os seus efeitos relaxantes
A papoila-da-Califórnia (eschscholzia californica), como o nome indica, é originária do sudoeste dos Estados Unidos. Era utilizada pelos índios para ajudar as crianças a adormecer melhor.
Atualmente, é cultivada pelas propriedades interessantes das suas partes aéreas: semente, flor e caule. Esta planta que não origina habituação é aconselhada para as pessoas que sofrem de ansiedade, de sono agitado e de insónias, já que os seus efeitos relaxantes são eficazes contra a agitação nervosa.


A valeriana – ideal contra as insónias
A valeriana (valeriana officinalis) é utilizada desde a época da Grécia antiga, pela sua raiz cheirosa que contém ácido valeriânico.
Esta substância é usada para ajudar a lutar contra as insónias, pois parece contribuir para sincronizar os ciclos do sono, e também ser uma excelente aliada na manutenção da saúde mental.


As virtudes calmantes do pilriteiro
O pilriteiro (crataegus laevigata), conhecido há vários séculos pelas suas várias virtudes, é atualmente utilizado em inúmeros medicamentos. Contribui, nomeadamente, para apoiar a função circulatória e nervosa. O seu efeito relaxante permite a quem sofre de insónias voltar a adormecer mais rapidamente nos despertares noturnos.


A passiflora para um sono reparador
A passiflora (passiflora incarnata) era utilizada frequentemente no México pelos Astecas, pelas suas propriedades sedativas.
Reconhecida mundialmente, é utilizada hoje em dia para ajudar a reduzir a agitação psicomotora e para aumentar a resistência do corpo ao stress, induzindo um estado de calma e assim propiciar um sono reparador. 

Melatonina e o nosso estilo de vida
Além das plantas, não posso deixar de citar também a melatonina. Esta hormona natural é produzida pelo organismo quando está escuro. Tem como função fazer com que o corpo compreenda que está na hora de dormir. A melatonina contribui por isso para reduzir o tempo que demoramos a adormecer. 

Para além da utilização destas plantas, colocar em prática várias técnicas calmantes e que propiciam o sono, poderá ser uma excelente opção:
- ouvir música calma à noite;
- ioga;
- acupunctura;
- hidroterapia;
- luminoterapia;
- tai-chi;
- alongamentos e técnicas de controlo da respiração;

Por fim, recomendo que à noite, privilegies o consumo de alimentos ricos em triptofano, um aminoácido que entra na síntese da serotonina e propicia o adormecimento. Podes encontrar este aminoácido presente em quantidades variáveis no ovo, queijo, banana, salmão, abacaxi, couve-flor, nozes, amêndoas, amendoim, castanha-do-pará, abacate, ervilhas, batata, etc.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!