33 resoluções (realistas) para o novo ano


Hoje é o último dia de 2021, um ano muito desafiador para todos nós. É importante, tomarmos consciência do que estamos a viver e termos consciência das resoluções que queremos realizar este no ano de 2022, mesmo com todos os desafios que possam advir socialmente e politicamente. Mostro-te as resoluções que realizei e/ou quero realizar neste novo ano! 

Resoluções que realizei e/ou quero realizar
1. Beber mais água
Por vezes beber água para mim é difícil, principalmente na minha casa do norte, porque a temperatura é muito mais fria que em Lisboa, e por consequência a água também! Se no verão bebo 2 a 3 litros de água facilmente, no inverno a coisa complica-se! Portanto, pretendo cumprir a resolução de beber pelo menos 1,5 litros no Inverno, todos os dias! Para me ajudar nesta jornada, tenho um alarme no meu smartphone. Estamos juntos?!

2. Visitar um dos sítios da minha bucket list
Hoje irei elaborar a minha bucket list de destinos de Portugal e que poderei visitar e conhecer, sem grandes planeamentos financeiros e logísticos. Podes obviamente elaborar bucket lists com destinos fora de Portugal, mas tem em mente quando pretendes levar a cabo essa visita durante o ano de 2022.

5. Deixei de adicionar açúcar a bebidas
Deixei de colocar açúcar em todas as bebidas à cerca de 6 anos atrás, e até hoje persisto: nada de açúcar em chá, leite, café, batidos, sumos ou qualquer outra bebida. 
Se queres começar nesta jornada, podes gradualmente reduzir o açúcar no café, chá, leite e ou eliminar ou substituir por canela. Já experimentaste mexer o café com pau de canela, deixar repousar por 2 minutos e saborear o café sem açúcar?! Experimenta!

6. Tive uma nova experiência turística 
Este ano, após mais de 10 anos, finalmente decidimos fazer uma viagem de autocaravana. Visitamos locais próximos de Lisboa: Évora, Montargil e Tomar, na companhia do nosso filho e do nosso cãozinho e foi maravilhoso! Queremos repetir! 
Mas se autocaravanismo não faz parte dos teus planos, podes sempre optar por viagem em tour de comboio, avião, navio, barco ou outra! Arrisca-te a ter uma nova experiência!

7. Fiz um digital detox
Desde que o meu filho Dinis nasceu que vivo numa constante luta entre a perceção e escolha do que devo mostrar nas redes sociais ou não. Se é verdade que eu adoro fotografia, escrever e explorar a criatividade, por outro lado, quero permitir-me viver ainda mais os momentos em offline.
Deixar de seguir, passar menos tempo em scroll e reduzir as notificações podem ser boas soluções para um detox digital.

8. Comi de forma equilibrada
Como sempre refiro, comer de forma equilibrada e consciente, é acima de tudo optar por fazer escolhas que nos fazem bem, independentemente de comer hoje um brownie de chocolate, eu permito-me desfrutar e que a comida faça parte do meu bem estar emocional e físico.
Em vez de fazer dieta (que, muitas vezes, significa fazer restrições alimentares que têm consequências para a saúde), opta por fazer escolhas acertadas e comer de forma equilibrada, sem te privares de nada. 

9. Fiz um detox ao meu armário
Sabem aquela premissa que menos é mais? Eu já a sigo há 10 anos. Há 10 anos estabeleci que não precisava de tanta roupa quanto me faziam crer. O armário cápsula que compus há 10 anos é praticamente o mesmo de hoje em dia. Eu não tenho problema em repetir roupa, em usar até estar velho. Para mim, isso é o maior passo de sustentabilidade que podemos dar.

10. Não consumir todas as refeições com proteína animal 
Na verdade eu não como carne pelo menos 3 refeições por semana, porque eu adoro legumes e vegetais e quero que eles façam parte da minha vida, independentemente do rótulo "não como carne" que eu não pretendo seguir. Convido-te a pesquisares receitas vegetarianas para experienciares aqui no blog. Vais te surpreender!

11. Fazer mais exercício
Eu gosto de praticar exercício em casa, mas tenho falhado redondamente na frequência. Adoro fazer caminhadas ao ar livre ou pela montanha.
Mas por vezes não é preciso algo elaborado, basta levantar do sofá e da cadeira e começar a praticar ioga, pilates ou aeróbica, e é isso que eu pretendo fazer neste próximo ano.

Resoluções que nos convido a realizar
12. Retomar uma atividade que fazíamos em criança
Quando eras criança jogavas futebol, dançavas ballet, pintavas telas?! Quem sabe voltares a repetir essa atividade não te irá proporcionar um grande caminho!

13. Sair a horas do trabalho
Quantas vezes já ficamos com a sensação de que vivemos no trabalho e visitamos a nossa casa?! Não que eu atualmente viva essa experiência, felizmente muito do meu trabalho é realizado em casa e permito-me reger os meus horários e prioridades. Todavia, se já cumprimos o nosso dever, é importante sairmos a horas do local de trabalho (sem medo dos olhares reprovadores) e aproveitar o tempo para fazer o que mais gostamos. Esta mania do patriarcado que um bom trabalhador é aquele que não sai a horas é completamente ridícula!

14. Mudar de visual
Quer seja uma mudança discreta ou uma mudança mais drástica, mudar de visual pode fazer uma grande diferença no nosso bem-estar emocional e psicológico, afinal, o importante é sentirmo-nos bem connosco.

15. Voltar a um sítio onde já fomos felizes
Há quem diga que não gosta de repetir destinos de viagem, mas eu cá acho que devemos voltar aos locais onde fomos felizes, principalmente para que ciclos se fechem. Não acreditas?! Experimenta!

16. Dançar mais
Seja sozinha, com os filhos, com o nosso companheiro ou em grupo, ao som de salsa, hip hop, jazz ou flamenco, em casa ou na rua, não deixes também tu de dançar!

17. Aprender a cozinhar ainda melhor
Nos primeiros 2 meses do nascimento do Dinis conseguia manter todo o ritual e eficácia na cozinha, mas com o tempo isso foi-se perdendo. Quero muito passar a criar pratos mais elaborados e requintados e pedir a ajuda do meu pequeno ajudante!
Se também tu queres aprimorar-te na cozinha, podes recorrer a cursos presenciais, online ou livros de receitas. 

18. Ter (pelo menos) um pensamento positivo todos os dias
Não que eu seja uma pessoa negativa, mas sinto que sou demasiado metódica, imagino e idealizo muitos tipos de cenários sempre que algo bom ou menos bom acontece, seja comigo, seja no mundo.
Viver a vida de forma positiva também é um ato que se treina, por isso, começar por ter pelo menos um pensamento positivo  por dia, é algo que eu pretendo realizar. Acho que para nós que ainda não o praticamos de forma natural, definir uma hora para o fazer pode fazer a diferença - colocar a tarefa no alarme do telemóvel pode fazer a diferença. Após algum tempo, poderá nem ser mais necessário!

19. Retomar contacto com uma amiga
Voltarmos a conversar e ter um contacto mais próximo com uma amiga que por algum motivo nos afastamos, pode ser algo muito benéfico. 

20. Aprender uma língua nova
No próximo ano, tenho muito a vontade de aperfeiçoar o meu inglês e espanhol. E tu, tens essa vontade também?! Faz como eu e instala o Duolingo, achei muito completo mesmo na versão gratuita!

21. Reduzir o lixo descartável
Não me é possível reduzir o plástico do garrafão de água, mas tudo o que é plástico descartável como palhinhas, cutelaria descartável eu já aboli. Pretendo optar por cada vez mais artigos de bambu ou plástico reciclável.

22. Dizer o quanto gostamos de alguém
Costumas frequentemente dizer o quanto gostas de alguém?! Seja através de uma chamada, uma sms, um ramo de flores ou um bilhete escrito à mão, é importante transmitirmos com frequência (se não, diariamente) o quanto gostamos de outra pessoa.

23. Fazer voluntariado
Podemos começar a fazer voluntariado quer na ajuda dos mais vulneráveis, quer numa creche e até online. Nem tudo tem de ser pago!

24. Ultrapassar um medo/fobia
Também tens um medo/fobia muito forte que te faz sofrer por antecipação?! É importante arriscarmos e sairmos da nossa zona de conforto.

25. Aprender a meditar
A meditação pode com certeza ajudar-nos no melhoramento da saúde física, mental e emocional. A prática da meditação é imprescindível, inclusive, na prosperidade de aspetos da vida, seja pessoal, profissional, familiar, social e demais âmbitos. 

26. Fazer uma massagem
Pode fazer extrema diferença no nosso bem-estar. Tanto para ter mais energia como para relaxar 30 ou 50 minutos e cada vez mais este serviço está mais acessível a todos.

27. Fazer algo pela primeira vez
Já pensaste em coisas que nunca fizeste e gostavas de fazer pela primeira vez? Independentemente de ser experimentar um novo prato, pintar uma tela, viajar para o estrangeiro... o que vais fazer pela primeira vez?

28. Aprendermos a maquilharmo-nos e cuidarmos da nossa pele
Seja através de de maquilhagem ou produtos de skincare, é importante aprendermos a investir na nossa autoimagem, seja através de workshops técnicos, da compra de produtos de skincare, é importante cuidarmos de nós (por dentro e) por fora, e assim elevar a nossa autoconfiança.

29. Parares de praticar/realizar um mau hábito 
Esta é uma das resoluções que eu considero muito importantes para a mudança: acima de tudo, não devemos focar-nos na velocidade, mas devemos focar-nos na estratégia, nas etapas e por fim no objetivo. Independentemente do objetivo, a estratégia e as etapas para chegar ao objetivo podem ser decisivas nesta mudança.

30. Fazer um álbum fotográfico com os melhores momentos do ano anterior
Por vezes, olhar para um álbum palpável, como um álbum fotográfico físico pode fazer-nos percecionar a importância dos momentos e do quanto vivemos e experienciamos. A felicidade está nas pequenas coisas!

31. Conhecer novas pessoas
A pandemia trouxe um grande bloqueio social e conhecer novas pessoas e fazer novas amizades pode ter-se tornado um grande desafio. No entanto, é importante preservarmos este lado!

32. Plantar uma árvore
Segundo a sabedoria popular, "ter filhos, plantar uma árvore e escrever um livro" é a premissa para um Homem ser feliz e sentir-se completo na sua vida. Seja por este motivo ou, simplesmente, por gosto, faz-lho!

33. Empreender
Se já pensaste empreender, este ano pode ser importante nesse caminho. Começar algo do zero requer coragem e persistência. Muito dificilmente o percurso será fácil e os resultados serão rápidos, mas acima de tudo é importante assumir riscos com consciência.


Feliz 2022!

1 comentário:

  1. Anónimo04 janeiro

    Delta esta lista esta brutal,,,obrigada mesmo de coração

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!