10 alimentos biologicamente ricos em antioxidantes

Se iniciares o teu dia com fruta e incluíres produtos hortícolas ao almoço e ao jantar, protegerás o teu organismo contra os radicais livres e diminuirás o risco de contrair determinadas doenças crónicas. Conhece estes 10 alimentos biologicamente antioxidantes e se ainda não o fazes, adiciona-os à tua alimentação!

As plantas contêm compostos biologicamente ativos, denominados fitoquímicos, que são responsáveis pela determinação da sua cor e sabor, conferindo-lhes proteção durante o seu crescimento e atraindo aves e insetos, que garantem a sua polinização e disseminação de sementes. 

Quanto mais escura a cor destes alimentos, maior a sua riqueza em vitaminas e minerais. A investigação cientifica tem descoberto várias categorias de fitoquímicos, entre os quais compostos fenólicos (flavonoides, ácidos fenólicos e complexos taninos condensados), carotenoides (carotenos e xantinas) e ainda vários outros, presentes em alimentos como o alho (sulfuretos de alilo), brócolos (sulforafano) e cogumelos Shiitake (lentina), por exemplo. 

Resumidamente, para se determinar o poder antioxidante dos vários alimentos, é vulgarmente utilizada a escala ORAC (capacidade de absorção do radical livre oxigénio). Quanto maior a capacidade do alimento para fixar o oxigénio, maior será o seu grau ORAC. De um modo geral, os alimentos vegetais de cor verde, a fruta fresca, os frutos secos, as algas marinhas e os produtos da colmeia têm um grau ORAC elevado.

10 alimentos biologicamente ricos em antioxidantes
Espinafres
Contêm luteína, fitoquímico do grupo dos carotenoides. Ajudam na diminuição da deterioração da visão relacionada com a idade.

Brócolos
Contêm um fitoquímico denominado sulforafano, que tornam este alimento útil na eliminação de agentes cancerígenos.

Mirtilos
Ricos em antocianinas, os seus benefícios relacionam-se com a diminuição dos valores da tensão arterial, melhoria da visão, redução do crescimento de células cancerígenas, taxas mais baixas de diabetes e de doenças cardiovasculares.

Alcachofras
Contêm luteolina, que possui ação anti-inflamatória, antialérgica e anticancerígena.

Amoras
Os compostos fenólicos que as caracterizam são o ácido gálico e o ácido elágico, além de catequinas, quercetina, luteolina, proantocianidinas e antocianinas.

Framboesas
Ricas em vitamina c e flavonoides, tais como a cianidina e a quercetina. 

Morangos 
Contêm flavonoides e ácidos fenólicos, tais como os ácidos hidroxicinâmico, elágico, antocianinas, para além de um alto teor de vitamina c.

Maçãs Vermelhas
Fornecem dois tipos de polifenóis: a epicatequina e a procianidina b2, que se concentram na casca.

Cerejas
Além dos flavonoides, que protegem o organismo do stresse oxidativo, contêm melatonina, que alia à capacidade antioxidante a capacidade anti-inflamatória.

Abacate
Fornece ácido gálico, antocianidinas e tocoferois, com propriedades neuro e cardioprotetoras. também contêm carotenoides, associados a uma redução do risco de algumas doenças crónicas, tais como o cancro, doença cardíaca e doenças oculares.

4 comentários:

  1. Diana Brito18 outubro

    Olá Delta �� o teu blog é o melhor de Portugal! És das poucas que publica com regularidade e os teus posts são sempre tão úteis! Tens todo o meu apoio para continuar �� Bjs, Diana Brito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana, obrigada pelo teu comentário de apoio querida! Muitos beijinhos

      Eliminar
  2. João Paulo Cunha18 outubro

    Top ��

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!