Como evitar o excesso de peso infantil


Na infância e na adolescência o corpo ainda se encontra em desenvolvimento. Contudo, quanto mais cedo começarmos a trabalhar na educação alimentar da criança, melhor. Somos exemplo para os nossos filhos e devemos priorizar a alimentação equilibrada e saudável, para evitar o excesso de peso na infância e promover a saúde para toda a vida.
Apesar de nos últimos 10 anos se ter verificado uma tendência para a melhoria do panorama, a verdade é que continua a ser importante a adoção de estratégias de educação alimentar, bem como de estilos de vida saudáveis. Ainda existe muito a ideia que um bebé ou criança magro é indicativo de pouca saúde. Na verdade, uma criança com excesso de peso, é com certeza, um indicativo da necessidade da inserção rápida de melhores hábitos alimentares e de atividades físicas.

SÊ UM BOM MODELO 
As crianças imitam muito facilmente os comportamentos dos pais ou dos adultos que os rodeiam. Se quiseres que o teu filho comece a ter melhores hábitos alimentares, deves tentar que, em casa, todos tenham maiores cuidados com a alimentação, para que a replicação dos comportamentos visualizados seja mais eficaz. Opta por consumir mais frutas e vegetais frescos e de época, sementes e frutos secos naturais ou torrados sem sal. O peixe e as alternativas vegetais devem ser uma opção mais presente do que a carne.

TEM ALIMENTOS SAUDÁVEIS SEMPRE À MÃO 
Se a criança já tem mais autonomia na escolha dos alimentos a consumir entre os intervalos das refeições, convém ter sempre opções saudáveis de fácil acesso em casa. Fruta, snacks de vegetais crus (ex. cenoura, pepino, pimento, tomate cereja), bolachas caseiras, frutos secos naturais ou torrados sem sal, são alguns exemplos. A água também deverá estar sempre acessível e ser incentivada a sua ingestão ao longo do dia.

REDUZ OU CONTROLA O TAMANHO DAS PORÇÕES 
Poderá ser necessário avaliar se a quantidade de porções que serves às refeições está adequada. Se a criança não comer toda a quantidade de alimento que tem no prato, não forces. Procura servir uma menor quantidade de acompanhamentos de alimentos fornecedores de hidratos de carbono (por exemplo: massa, arroz, batatas) e de proteínas (por exemplo: carne, peixe, ovos), e mais legumes. A fruta pode ser consumida antes, durante ou depois das refeições e deve ser evitada a repetição de frutas durante um determinado dia.

PREPARA LANCHES SAUDÁVEIS PARA LEVAR PARA A ESCOLA 
Faz questão de incluir na lancheira do teu filho opções como fruta, pão, iogurte natural sem açúcar, barras de cereais ou de frutos secos caseiras, ou outros alimentos que não incluam açúcares adicionados.

FALA COM O TEU FILHO SOBRE COMPORTAMENTOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS FORA DE CASA 
Não vais poder controlar sempre aquilo que o teu filho come fora de casa. Por isso, é importante falarem sobre hábitos alimentares e quais os alimentos que devem fazer parte da sua rotina diária, e os que devem ser consumidos apenas de forma esporádica (como o caso de bolos, chocolates, doces, fritos, refrigerantes, etc.) Ocasionalmente, poderás fazer uma concessão e permitir uma opção que a criança explore e prove um bolo (idealmente caseiro) ou um frito, mesmo que isto possa ser um pouco mais rico em açúcar ou gordura. Ao mesmo tempo que devemos incentivar bons comportamentos alimentares, também devemos permitir que a criança experiencie as outras opções. Ao tomarmos esta atitude, estamos a incentivar o equilíbrio emocional sob o desejo. Tudo na vida deve ter e ser equilíbrio!

Qual é a diferença entre excesso de peso e obesidade infantil?
Uma das definições aceites internacionalmente é estabelecida através da relação entre o peso e a altura da criança (índice de massa corporal, IMC), tal como no adulto. O excesso de peso é definido por um IMC entre os 25 e os 30 kg/m2, e a obesidade por um IMC superior a 30 kg/m2 para crianças dos 2 aos 18 anos.

O meu filho tem excesso de peso, precisa de fazer dieta para perder peso?
Na verdade, atendendo a que, durante a infância e adolescência o corpo ainda se encontra em desenvolvimento, a perda de peso não é aconselhada nos casos de excesso de peso apenas. Em todo o caso, devem ser adotadas medidas que melhorem os cuidados alimentares e que permitam uma estabilização do ganho de peso, à medida que a criança cresce em estatura. 

O que devo fazer então?
Sem dúvida alguma que, quanto mais cedo se começar a trabalhar na educação alimentar da criança, melhor. Deves evitar e adiar a inclusão de alimentos ricos em açúcar, sal ou gorduras saturadas tanto quanto possível. Em contrapartida, frutas, vegetais (de preferência de época e biológicos, ou que sejam cultivados no quintal/jardim de casa), cereais integrais, peixe e carne, devem fazer parte da alimentação com regularidade. No momento da refeição, não devem também existir distrações como a televisão, computador ou outros ecrãs, para criar um momento de partilha em família, onde se transmitem e adquirem hábitos alimentares. Incentivar atividades que estimulem o exercício físico, irá com certeza ser um bom aliado.



3 comentários:

  1. Catarina Lopes16 julho

    Adorei Deltinha :D

    ResponderEliminar
  2. Ana Simão17 julho

    Post muito útil e informativo

    ResponderEliminar
  3. Margarida Lemos17 julho

    Delta quando as proprias escolas começarem a deixar de dar "o leitinho com chocolate" estaremos no inicio

    Beijos

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!