5 alternativas mais saudáveis à manteiga


A manteiga é rica em ácidos gordos saturados, tem lactose e proteínas do leite. Estes são factos. Mas existem alternativas para substituir esta gordura. Sabes quais são?
A manteiga é obtida a partir da nata do leite, logo, é uma gordura de origem animal. Para substituí-la, há algumas alternativas mais saudáveis para barrar, usar em pratos salgados ou em doces. 

Ghee
A manteiga Ghee, ou manteiga clarificada, é um subproduto da manteiga. Neste caso, a manteiga passa por um processo de clarificação no qual são separadas as fases sólidas (lactose e proteína do leite) da fase líquida, a gordura. Esta “manteiga” alternativa é igualmente rica em ácidos gordos saturados, mas tem uma quantidade muito inferior de lactose e proteínas do leite. 

Cremes Vegetais 
Aqui as opções são muito variadas. Não sendo de origem animal, a base dos cremes vegetais pode ser girassol, soja, azeite, coco ou até amêndoa. A escolha deve depender do gosto pessoal, da finalidade – se é para barrar ou para cozinhar – e se há alergia a algum dos ingredientes. 

Cremes de Frutos Secos 
Hoje em dia, a oferta é muito abrangente: manteiga de amendoim, creme de amêndoa, creme de avelã, entre outros. São bons para barrar e para adicionar a algumas receitas. Até de frutos mais exóticos e de sementes se obtêm cremes para barrar, como de castanhas-de-caju, pistácio, sésamo Tahini e sementes de abóbora. 

Óleos Vegetais 
Para cozinhar, é importante escolher uma gordura resistente a altas temperaturas. O azeite, apesar de ser uma gordura saudável, é pouco termorresistente. Isto é, ao atingir determinada temperatura perde algumas das suas características e liberta radicais livres. Assim, o azeite pode e deve ser utilizado, sempre que possível, cru ou a baixas temperaturas (<160ºC). O óleo de girassol mantém-se estável até aos 225ºC, o de soja até aos 234ºC e o óleo de cártamo até aos 266ºC. 

Abacate 
Alguns frutos, como o abacate, são muito calóricos (100 g representam 160 kcal) e ricos em gorduras saudáveis, mas também noutros nutrientes, vitaminas e minerais. É abundante em vitamina E, potássio e fibra. Ainda assim, é preciso ter moderação na quantidade ingerida. Fonte de gordura monoinsaturada por excelência, e sem colesterol, tem uma textura rica e cremosa, com sabor suave, que pode ser acentuado conforme o tempero que o acompanhar.

ABACATE
Este fruto pode ser usado para temperar algumas saladas ou até para substituir as fontes de gordura - experimenta fazer uma pasta de abacate para barrar no pão e substituir a manteiga. É delicioso!

7 comentários:

  1. Liliana Pereira19 junho

    Olá Deltinha
    Adorei este post :D ansiosa pela tua revista sair!!! bjs

    ResponderEliminar
  2. Maria Inês19 junho

    Já tentei comer abacate mas não consigo, acho horrível..tens alguma dica? Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Catarina Vieira19 junho

    Olá Delta excelentes dicas pra substituir a manteiga thanks

    ResponderEliminar
  4. Filipa Borges19 junho

    Não sabia que o azeite nao deveria ser usado para cozinhar.. a minha medica de familia mandou a minha mae usar azeite em vez de manteiga ou oleo..fiquei baralhada

    ResponderEliminar
  5. Manuela Gomes19 junho

    Muito bom

    ResponderEliminar
  6. Joel Lima19 junho

    ultimamente sempre que como manteiga fico com dor de estomago :/ terei mesmo de passar a usar outras coisas no pão e assim

    ResponderEliminar
  7. Patricia Borges19 junho

    Adoro quando trazes posts sobre alimentação e nutrição ������

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!