Como cuidar da pele no inverno


Com a chegada do tempo frio e a menor exposição aos raios solares, é importante reforçar os cuidados da pele, para que recupere a hidratação, a vitalidade e a elasticidade.
Durante o verão, mesmo quando usamos protetor solar e chapéu de abas largas, o mais provável é que haja exposição acidental a raios ultravioleta. Temos cada vez mais cuidado com o sol, mas a verdade é que ainda assim a pele sofre consequências: manchas, rídulas, rugas. Após o verão, acabamos com uma pele desidratada, sensível e sem brilho. O inverno é, assim, a melhor época do ano para fazer tratamentos de pele como minimizar rugas, atenuar manchas e reduzir a acne. Isso porque muitos desses procedimentos exigem um cuidado extra com a exposição solar. Mas é importante lembrar que é também durante a estação mais fria que a pele precisa de mais cuidados para evitar secar, garantindo a hidratação.

REGRAS DE LIMPEZA DE PELE
A limpeza de pele é um hábito essencial para conservá-la saudável e bonita, mas também para manter as defesas da derme contra as agressões do quotidiano, como o sol, o frio, o vento ou a poluição. Para além dos cuidados diários em casa, é importante complementá-los com sessões de limpeza mais profundas. Em especial a partir dos 35 anos, quando se torna mais frágil, o brilho começa a desaparecer, as rugas de expressão evidenciam-se e já se notam os primeiros sinais de flacidez. Trata-se de um gesto simples e obrigatório logo ao acordar e, depois, ao deitar, para eliminar as impurezas, evitar a obstrução dos poros e preservar o processo de regeneração celular. 

Uma pele higienizada é a base perfeita para potenciar o efeito dos hidratantes e dos cremes anti-idade, além de favorecer a regeneração celular à noite e o efeito de proteção durante o dia. O gesto diário de limpeza de pele deve ser pontuado, duas ou três vezes por semana, por uma esfoliação suave, de acordo com o tipo de pele de cada um. O esfoliante permite remover as células mortas e afina a textura da tez, preparando-a para acionar os efeitos dos cremes hidratantes. Para ajudar a remover as impurezas dos poros e promover a renovação celular, um bom esfoliante deve conter partículas pequenas ou médias provenientes de ingredientes naturais, como grânulos de café, açúcar mascavado, sal, esferas vulcânicas, argila, farelo de aveia, semente de alperce, linhaça, casca de noz, citando apenas alguns exemplos. Para além disso, para promover a higienização sem agredir a pele, pode ainda conter substâncias ativas hidratantes, adstringentes ou purificantes, como a aloé vera, a menta ou o óleo de melaleuca, por exemplo.

MANUTENÇÃO DA HIDRATAÇÃO
No verão, os tratamentos de pele têm um foco preciso — proteger do sol —, e têm também texturas mais leves. Nas estações mais frias, o foco deve ser a hidratação com produtos ricos e gordos, pois a chegada do vento e do frio pode deixar a pele irritada e a precisar de hidratação extra. Se tens pele oleosa, uma fórmula em gel nutritiva é uma boa alternativa aos cremes, que podem ser demasiado pesados. Se não tens por hábito usar cremes de noite, usa pelo menos durante o inverno. Podes optar por um creme gordo durante o dia, para proteger, e um óleo nutritivo à noite, para reparar.

INGREDIENTES DE UM BOM HIDRATANTE
A ALOÉ VERA, QUE CONFERE UM EFEITO CALMANTE, O MEL, AS MANTEIGAS DE KARITÉ E DE CACAU, O ÁCIDO HIALURÓNICO, OU OS ÓLEOS DE COCO, ABACATE E DE ARGÃO, PELO SEU PODER NUTRITIVO.

ESTÁ NA TUA MÃO
A perda do brilho e da tensão, o início da flacidez, a falta de elasticidade, as manchas na pele, as rídulas e, numa fase posterior, as rugas e os poros dilatados, são consequência da falta de cuidados e de excesso de sol mas, também, de hábitos errados de limpeza e de hidratação. Se é verdade que o envelhecimento começa assim que nascemos, também é uma certeza que cada pessoa pode ter um papel ativo no aspeto que a sua pele apresenta ao longo dos anos. Não descures, por isso, limpa a tua pele.


0 comentários:

Publicar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!