Banho do bebé: mitos e verdades!

Muito se conta sobre a hora do banho do bebé. Encontra a resposta para algumas questões que tantas dúvidas despertam nos pais nesta nova etapa.

O bebé pode tomar banho diariamente. 
Verdade.
Deve dar-se banho ao bebé pelo menos uma vez por dia. Em dias muitos quentes ou quando o bebé se suja muito, pode dar-se um segundo banho.

A água do banho do recém-nascido precisa de ser sempre fervida. 
Mito.
Não é preciso ferver a água do banho do bebé desde que haja boas condições de higiene no depósito da água. Só se não tiveres certeza da procedência e segurança da água é que deves fervê-la.

A temperatura da água do banho pode ser mais elevada após os 6 meses de idade.
Mito.
A água do banho do bebé deve manter-se nos 36º a 37º, seja nas estações quentes ou frias e independentemente da idade para evitar queimaduras e desidratação da pele. Para testar a temperatura da água, usa o cotovelo, as costas das mãos ou um termómetros para o banho.

O bebé pode tomar banho de chuveiro. 
Verdade.
A partir dos 3 ou 4 meses, o bebé pode tomar banho de chuveiro. A pressão deve ser fraca e a temperatura devidamente controlada antes de tocar a pele do bebé.

O bebé pode afogar-se num palmo de água. 
Verdade.
Um bebé pode afogar-se num palmo de água se for deixado sozinho na banheira porque não se consegue virar. Dez centímetros de água são suficientes para dar banho ao bebé mantendo-se sempre seguro com uma mão que passa pelas costas do bebé e o segura no braço em pinça para não escorregar, enquanto o banhas com a outra.

O bebé pode tomar banho depois de comer. 
Verdade.
O bebé pode tomar banho depois de comer desde que se controle a temperatura da água. Se houver uma grande diferença entre a água e a temperatura corporal, corre-se o risco de haver um “choque térmico”, que vai deslocar o sangue do estômago e intestinos, onde se acumula depois de comer. Se o banho for morno não há problema em dar banho ao bebé após as refeições.

Aplicar pó de talco após o banho previne a assadura da fralda. 
Mito.
Hoje em dia a utilização de pós de talco é completamente desaconselhada. Se quiseres mesmo usar um protetor para a zona íntima, utiliza um creme específico.

A área do coto umbilical não pode ser molhada. 
Mito.
A lavagem da ferida umbilical durante o banho ajuda a cicatrizar e a diminuir o risco de infeção. Depois do banho seca cuidadosamente o coto umbilical e até que o processo de cicatrização e queda termine, passa álcool a 70º.

Para temperar a água do banho deve colocar-se primeiro a água fria. 
Verdade.
Se não tiveres uma torneira misturadora que controle a temperatura, coloca sempre a água fria primeiro e só depois a quente. Se um bebé maior saltar para a banheira antes do tempo nunca se queimará porque a temperatura da água estará morna.

Os bebés precisam de um produto de higiene para o cabelo e outro para o corpo. 
Mito.
Nos primeiros meses, o cabelo do bebé pode ser lavado com o mesmo produto com que lava o corpo. O produto pode ser misturado na água do banho e usado para lavar todas as partes do bebé. Usa uma quantidade mínima.

O cabelo do bebé pode ser seco com o secador. 
Verdade.
Pode usar-se o secador de cabelo desde que na opção mais fraca e agitando-o para que o calor não se concentre apenas num local, provocando queimaduras.

O bebé pode tomar banho a qualquer hora do dia. 
Verdade.
O bebé pode tomar banho a qualquer hora do dia mas é importante que estabeleças uma rotina diária. O banho pode ajudar o bebé a descontrair antes de ir para a cama ou a acordar pela manhã. Rapidamente perceberás o ritmo e as preferências do teu bebé quanto à hora do banho.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!