Halloween's Story and Costumes for Girls


As abóboras, as teias de aranha e os chapéus de bruxa tomam conta das montras. De norte a sul do país, fantasmas, bruxas, zombies e vampiros vão sair à rua. As bloggers dão sugestões de maquilhagem e dicas para os melhores disfarces. De uma tradição totalmente inexistente na sociedade portuguesa, o Halloween passou a um evento com alguma relevância. É um costume que está incorporado na nossa cultura a todos os níveis, mas, apesar de ser festejado por muitos - principalmente pelos mais pequenos com os seus disfarces e pedidos de doces - poucos conhecem a história do Dia das Bruxas.


Não me parece que haja conhecimento da tradição associada, já que é uma celebração por celebração, sem o contexto presente. Como é uma tradição que remete para as questões místicas, tem piada por isso. Segundo a responsável pelo Observatório de Consumo do IPAM Porto, nos últimos dez anos, houve um crescimento sistemático a vários níveis, nomeadamente na oferta de lazer para o segmento mais velho, de adolescentes e jovens adultos. Por outro lado, surgem cada vez mais acessórios e uma parafernália de artigos que permitem caracterizar o dia. As marcas estão muito atentas à recetividade dos consumidores a novos produtos ou eventos, pelo que conseguem criar vontade de ter objetos, por exemplo às maquilhagens e aos acessórios.

O primeiro contacto com o Halloween, que há alguns anos surgia com a disciplina de Inglês, hoje surge muito mais cedo, logo no pré-escolar. E o facto de estarmos mais recetivos à informação, à facilidade em perceber o que está a acontecer noutras partes do mundo, faz que as tradições que antes tinham um cariz local passem a assumir uma perspetiva global. É por isso que vários eventos foram incorporados na cultura portuguesa.

Popularizado pelos Estados Unidos, este é, segundo os historiadores, um costume que teve origem numa tradição celta, o Samhain ("fim do verão"). A festa começava no dia 31 de Outubro e durava três dias. Nesse dia o povo acreditava que havia maior proximidade entre mortos e vivos. Os espíritos voltavam a casa para pedir comida, pelo que os familiares deixavam alimentos à porta.


"Halloween" é a adaptação da frase celta "all hallow eze", que quer dizer "noite de todos os santos". Existem diversas versões para a origem da festa. Uma delas diz que, antigamente, as pessoas acreditavam que fantasmas apareciam na noite anterior ao Dia de Todos os Santos ("Hallow’s Day", em inglês).

Outra versão, envolve a chegada dos irlandeses, os ingleses e os escoceses na América do Norte, por volta de 1800, na sequência da grande fome. Os celtas acendiam fogueiras nas áreas rurais, dando origem à festa. Eles teriam levado a tradição do Halloween, que conquistou principalmente as crianças americanas e, depois, as do mundo inteiro. A festa era chamada de Samhain, que significa "fim do outono". 
Nessa altura terá surgido a tradição moderna de trick-or-treat (doce ou travessura), que depois foi exportada para vários países. 
Em Portugal já existia há vários séculos o "pedido de pão por Deus", que ainda resiste em algumas zonas mais rurais. Grupos de crianças saem à rua no dia 1 de novembro e vão bater às portas e pedir bolos e dinheiro. Um costume que está relacionado com a tradição popular portuguesa de dar bolos secos a quem ajudou nas colheitas.
1 https://fancydressworldwide.com/product/halloween-fallen-angel-costume
2 https://fancydressworldwide.com/product/elegant-devil-costume
3 https://fancydressworldwide.com/product/zombie-nun-costume-size-12-14
4 https://fancydressworldwide.com/product/adults-feathered-witch-cape-2-pc
5 https://fancydressworldwide.com/product/dark-temptress-cape-2-pc
6 https://fancydressworldwide.com/product/midnight-vampiress
7 https://fancydressworldwide.com/product/adult-dark-sorceress-costume
8 https://fancydressworldwide.com/product/horror-clown-full-female-costume
9 https://fancydressworldwide.com/product/dark-bride
10 https://fancydressworldwide.com/product/adults-day-of-the-dead-sea%C2%B1orita-skeleton-costume-size-10-12-1-pc


Doçura ou Travessura?

10 comentários:

  1. Catia Lima12 outubro

    Ainda a pouco tempo estavamos a morrer de calor e na praia e ja estamos a chegar ao halloween :O adorei as sugestões e vou pedir a fantasia de vampira que é linda e mais barato do que comprar na loja dos chineses! Beijinho, Catia

    ResponderEliminar
  2. Valery Venette12 outubro

    I really like !!

    ResponderEliminar
  3. Filipa Jackson12 outubro

    Wow so amazing!

    https://www.playingwithapparel.com

    ResponderEliminar
  4. Marie Zamboli14 outubro

    Love! Halloween is my favorite time of year ... even more than Christmas!

    Love, Marie

    ResponderEliminar
  5. Laura Herrera14 outubro

    Muchas gracias!Me encantó tu elección y me encargaré para mí y mis amigas!

    ResponderEliminar
  6. Eduarda Fonseca14 outubro

    Olá Delta! Gostei muito das tuas escolhas e adorei o https://fancydressworldwide.com/product/dark-temptress-cape-2-pc
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Chiara Coco14 outubro

    Hi love!
    I love your content! I hope you enjoy my work too! Peek in https://www.culturewithcoco.com

    ResponderEliminar
  8. Stephanie Eve14 outubro

    Hi darling"
    I loved to know the history of halloween and the current importance in Portugal.

    ResponderEliminar
  9. Jessica Kay14 outubro

    Hi! I didn't know the story and I really enjoyed it. I also loved the costumes and chose the vampire costume because I love it!

    ResponderEliminar
  10. Catarina Lima14 outubro

    Amo todos! Não sei qual escolher, o que é um problema! xD bjs

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!