Pão de Alfarroba

O pão de alfarroba é o mais saboroso que conheço, para além de se conservar macio durante 5 dias, é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Fácil e rápido de confecionar, fará a delicia até dos paladares mais exigentes!

Ingredientes
▢ 6 ovos
▢ 100g de farinha de alfarroba
▢ 80g de farinha de trigo sarraceno
▢ 60ml de bebida de coco
▢ 35g de farinha de linhaça
▢ 20g de farinha de coco integral
▢ 1 colher de café de sal
▢ 1 colher de sopa de fermento seco
▢ 1 colher de café de canela em pó (opcional)
▢ 1 colher de chá de sementes de girassol, q.b.
▢ óleo de coco q.b., para untar
▢ farinha de trigo sarraceno q.b., para polvilhar

Preparação
Pré aquece o forno a 180ºC. Divide as claras das gemas. Bate as claras em castelo até triplicar de volume. Às gemas adiciona a farinha de alfarroba, mexe, adiciona a farinha de trigo sarraceno, mexe, adiciona a farinha de linhaça, mexe, a farinha de coco integral, mexe e a farinha de grãos germinados, mexe, adiciona por último a canela e a bebida de coco e mistura bem. Acrescenta o sal e o fermento, mexe pouco e cuidadosamente. Adiciona metade das claras batidas, mistura cuidadosamente, adiciona as restantes e mistura novamente de forma cuidadosamente.
Unta uma forma tipo bolo inglês com óleo de coco e polvilha com um pouco de farinha de trigo sarraceno, de forma a permitir um desenformar perfeito. Adiciona uma colher de chá de sementes de girassol ao fundo da forma. Leva ao forno cerca de 30 a 40 minutos, faz o teste do palito para confirmar se está realmente cozido.


Já experimentaste? Conta-me a tua experiência!

1 comentário:

  1. Anónimo14 julho

    nuna provei mas acredito que seja bom porque tudo o que a doutora mete aqui é sempre uma maravilha!!!! cumprimentos, Manuel

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!