In culinária

Valentine's Day: 3 Sobremesas para todos os gostos

Em resposta aos variados pedidos que recebo, decidi juntar numa só publicação dedicada ao Dia dos Namorados, 3 Sobremesas para todos os gostos. Permanecer na dieta, não permanecer ou encontrar o equilíbrio entre ambos...cabe-te a ti escolher!
Saudável
Morangos com Chocolate Negro
Ingredientes (2 pessoas)
200g de chocolate negro
8 morangos
Papel alumínio q.b.

Corações decorativos (opcional)

Preparação
Lava os morangos em várias águas para retirares bem o lixo da rama. Derrete o chocolate em banho maria (ou no microondas. mexendo de 10 em 10 segundos). Num recipiente, coloca o chocolate e molha os morangos deixando-os completamente(ou meio) cobertos. Numa assadeira, forra o fundo com um pedaço de papel de alumínio e coloca os morangos em cima. Se optares, coloca por cima corações comestíveis. Leva ao frigorífico durante pelo menos 4 horas, sendo que o ideal é de um dia para o outro. 

P.S: Após o chocolate estar bem consistente, podes retirar a rama dos morangos.

O quanto basta
Pudim de coco e chocolate com molho de framboesas
Ingredientes (2 pessoas)
150ml de leite
25ml de leite de coco
1 folha de gelatina, sem sabor
30g barra de chocolate culinário, derretido
25ml de água quente

8 framboesas
2 colheres de café de açúcar amarelo+1 colher para a cobertura
60ml de água 

Preparação
Dissolve as folhas de gelatina em água quente, reserva. Coloca no liquidificador (ou utiliza a varinha mágica) o leite, o açúcar amarelo, o leite de coco e as gelatinas dissolvidas em água fria, batendo bem por cerca de 1 minuto. Acrescenta a barra de chocolate derretido e bate novamente. Leva ao frigorífico por 2 horas. Desenforma e reserva. Para a calda, numa panela coloca as framboesas e os 60ml de água e o açúcar e em lume médio deixa ferver mexendo até formar uma calda consistente. Rega o flan, com a calda. Serve de seguida.

Convencional
Cupcake de Chocolate
Ingredientes (2 pessoas)
1 clara de ovo
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de chá de essência de baunilha
65g de farinha de trigo
1,5 colheres de sopa de leite
1 de colher de café de fermento em pó
1 colher de chá de chocolate em pó (não recomendo achocolatado)

sal q.b.
Formas de cupcake
Cobertura
50g de chocolate meio amargo
13g de natas
decorações coloridas, de chocolate e corações

Preparação
Pré aquece o forno a 180ºC. Derrete as 2 colheres de sopa de manteiga no microondas e reserva. Mistura a clara do ovo com o açúcar e bate ligeiramente. Acrescenta a manteiga derretida e a baunilha e mistura. Peneira a farinha, o sal e bate de modo a que fique homogeneamente incorporado. Acrescenta o leite e mexa bem, adiciona o fermento em pó e mexe. Por fim adiciona o chocolate e mexe até obteres uma mistura homogénea.
Despeja em 2 forminhas para cupcake e leva ao forno por 15 minutos(espeta um palito no centro do cupcake, até que saia limpo).
Retira do forno e espera arrefecer. Retira o cupcake da forma e coloca dentro de uma forminha de papel.
Para a cobertura, pica o chocolate e derrete no microondas (mexe de 10 em 10 segundos). Quando o chocolate estiver completamente derretido, acrescenta as natas e mexe até obteres um creme liso e uniforme.
DICA: Nunca mexas de baixo para cima (e sim movimentos circulares apartir do centro) para não incorporar ar no creme. 
Se tiveres um saco de pasteleiro utiliza-o para fazeres a cobertura (conforme a imagem). Adiciona as decorações coloridas, o coração no topo e está pronto!

Já escolheste a tua sobremesa no próximo 14 de Fevereiro? Manda-me uma mensagem, diz-me o que achaste e qual a tua escolha/preferida!


Related Articles