In culinária

Valentine's Day: 3 Pratos Principais para todos os gostos

Seguindo ainda a temática das receitas especiais para o Dia dos Namorados, será o prato principal o rei do encontro! Escolhe a tua refeição entre estes 3 pratos principais para todos os gostos.


Saudável
Salmão grelhado com ervas aromáticas
Ingredientes
2 lombos de salmão
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de salsa seca
2 colheres de chá de tomilho
1 colher de chá de oregãos
1 colher de sopa de vinagre de vinho
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta preta q.b.

Preparação
Tempera o salmão, misturando o azeite com todas as ervas aromáticas e espalhando sobre a superfície do salmão, de ambos os lados. Coloca no frigorífico por uma hora de modo a que os sabores sejam incorporados.
Numa frigideira anti-aderente, não adiciones gordura, escorre bem o salmão e cozinha-o por cerca de 10 minutos, virando-o com a ajuda de uma espátula. Podes acompanhar com arroz integral e/ou uma salada de alface, tomate e pepino.

O quanto basta
Fettuccine de salmão fumado

Ingredientes
200g de massa fettuccine
100ml de natas ou molho béchamel (receita aqui)
50ml de vinho de mesa branco
50g de queijo ralado (por exemplo, parmesão)
4 fatias de salmão fumado, cortado em tiras
1 cebola pequena, picada
1 dente de alho, picado
1 colher de sopa de azeite
1 colher sopa de creme vegetal
pimento vermelho q.b. (opcional)
pimenta q.b.
sal q.b.

Preparação
Num tacho com água abundante e a ferver coloca o fettucine, tempera com sal e deixa cozinhar cerca de 8 minutos (ou até ficar al dente). Após cozinhada, reserva 50 ml de água da cozedura do fettucine. Numa frigideira, junta o azeite, o creme vegetal e leva ao lume. Adiciona a cebola e deixa cozinhar até ficar macia e brilhante. Junta à cebola os pimentos, o salmão fumado e mistura. Acrescenta o vinho e deixa ferver. Adiciona as natas (ou o molho béchamel se preferiste) e deixa ferver mais um pouco. Tempera com sal e pimenta e mexe. Adiciona o fettuccine já escorrido e mistura. Junta os 50ml de água quente que reservaste da cozedura da massa e envolve. Polvilha com queijo parmesão ralado no momento de servir e acompanha com uma salada de alface.


Convencional
Arroz cremoso
Ingredientes
4 fatias de presunto, cortadas em pedacinhos
2 gemas
3 colheres de sopa de queijo parmesão, ralado
arroz cozido (cerca de 100g por pessoa)
molho béchamel caseiro (receita aqui)
cenoura q.b., cortada em cubos e/ou raspada

pimento vermelho, cortado em tiras
cebola, picada
salsa, picada
sal q.b.

pimenta preta q.b.

manteiga q.b.

Preparação

Coze o arroz e reserva. Coze as cenouras e os pimentos, corta-os. Num recipiente bate as gemas, adiciona o molho béchamel, o sal, a pimenta e a cebola. Noutro recipiente mistura o arroz com a mistura anterior. Adiciona as tiras de presunto e um pouco de queijo. Distribui por um recipiente de forno e polvilha com queijo. Leva ao forno a 180ºC para aquecer, derreter o queijo e gratinar. 

Espero que estas escolhas te inspirem! Manda mensagem, diz-me o que achaste, quero muito saber: qual a tua receita favorita?


Related Articles