In culinária

#4 Natal: Tronco de Natal

Como eu adoro Troncos de Natal, trago-vos esta deliciosa receita para adoçarem o mais saudavelmente possível a tua mesa de natal.

Massa
5 ovos
125g de farinha
85g de açúcar
1 colher de sopa de chocolate em pó
açúcar em pó q.b.


Recheio e cobertura150g de framboesas
200g de chocolate em barra 
200ml de natas
20g de açúcar em pó

Preparação
Para a massa, bate o açúcar e as gemas até obteres uma mistura cremosa. Junta a farinha e o chocolate em pó e envolve muito bem. Por fim, adiciona as claras previamente batidas em castelo e envolve até obteres uma massa homogénea.
Unta um tabuleiro com manteiga, forra com papel vegetal, espalha a mistura anterior e leva ao forno pré-aquecido a 180ºC até ficar cozido.
Entretanto, faz o recheio: deita o açúcar e as framboesas num tacho, mexe, leva ao lume e deixa ferver entre 8 a 10 minutos.
Desenforma a massa sobre um pano de cozinha polvilhado com um pouco de açúcar, retira o papel vegetal e barra com a mistura de framboesas. Enrola com a ajuda do pano e deixa repousar um pouco. Depois corta duas rodelas grossas em cada extremidade.
Para a cobertura: junta o chocolate partido em pedaços, as natas e o açúcar, mistura, leva a derreter no microondas (900W durante 1 minuto e 30 segundos), retira e mexe bem.
Dispõe as duas rodelas que cortaste nas laterais do rolo para fazer o “tronco”, barra depois tudo com a cobertura e sirve decorado a gosto. Podes polvilhar com açúcar em pó.

Related Articles