Bolo Raffaello

Este delicioso Bolo Raffaello é a minha adaptação inspirada no tão amado Raffaello, um bombom crocante de coco da confeitaria italiana Ferrero®. Esta não é uma receita saudável, mas é ideal para comemorar aniversários, ocasiões especiais ou simplesmente para saborear em família.

Ingredientes para a massa
5 ovos L
300g farinha de trigo (sem fermento)
250ml de leite 
200g açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
50g coco ralado, para a massa

Ingredientes para o Creme de Chocolate Branco

500 ml de leite 
200 g de chocolate branco de culinária, partido em pedaços pequenos
200ml de natas, batidas tipo chantilly
2 gemas L
50g de açúcar
45 g de amido de milho

Outros Ingredientes

leite morno, para humedecer os discos da massa
100g de coco ralado, para polvilhar
10 Raffaello da Ferrero®

Preparação da massa

Pré-aquece o forno a 180ºC. Bate as claras em neve e reserva-as. De seguida, bate as gemas com o açúcar até obteres um creme bem liso e claro.
Peneira a farinha, alternando com o leite e bate mais cinco minutos.
Desliga a batedeira. Adiciona o fermento em pó, mexe cuidadosamente. Polvilha com coco ralado e mexe novamente. Acrescenta as claras reservadas e despeja a massa numa forma redonda (utilizo 25 cm de diâmetro) untada com manteiga e farinha. Coloca no forno por cerca de 50 minutos, verifica com um palito se o centro e extremidades estão completamente cozidas. Desenforma ainda quente, reserva até ficar completamente frio.

Preparação do chocolate branco
Numa panela coloca o leite, o açúcar, as gemas e o amido de milho, mexe até obteres uma mistura homogénea. Leva ao fogo médio, sem parar de mexer, até engrossar e cozinhar as gemas e o amido, quando engrossar, sem parar de mexer, coloca em fogo baixo por cerca de 3 minutos. Retira do fogo adiciona o chocolate branco picado e mexe até que derreta completamente. Transfere o creme para um recipiente e deixa arrefecer completamente. Após esfrias completamente adiciona as natas batidas em chantilly e mistura delicadamente até obteres um creme homogéneo.

Montagem do bolo
Com a ajuda de uma faca longa, retira toda a camada superior do pão de ló (está mais queimada). Em seguida, corta-o em dois discos (da mesma espessura ou de espessura diferente). Coloca os discos em dois pratos e humedece-os com o leite (morno para o frio), Num prato dispõe o disco inferior, espalha uma parte do creme de chocolate branco, polvilha com coco ralado, coloca o disco superior por cima e cobre as extremidades e o topo do bolo com o resto do creme. Polvilha generosamente com coco ralado e decora com os Raffaelo da Ferrero®.


Se colocares em prática esta receita, partilha comigo através do instagram @delta_ferreira! Se fizeres uma adaptação, por favor, atribui-me os créditos. Fico à espera da tua receita!!