Cheesecake de Cappuccino

Com aquele saborzinho de fundo de café, aquela cremosidade doce e subtil e de textura voluptuosa, o Cheesecake de Cappuccino é uma autêntica perdição!

Ingredientes
4 ovos, batidos
570g de Mascarpone
240ml de natas azedas
140g de bolachas digestivas, trituradas
50g de açúcar refinado + 1 colher de sopa para a cobertura
55g de manteiga, derretida
5 colheres de sopa de natas
4 colheres de sopa de café instantaneo, dissolvido em 4 colheres de sopa de água fervida
cacau em pó sem açúcar, para polvilhar

Preparação
Unta uma forma redonda de mola com 20 cm. Adiciona as bolachas moídas à manteiga derretida, mexe. Deita essa mistura na forma e pressiona bem contra o fundo. Coloca no frigorífico cerca de 30 minutos.
Aquece previamente o forno a 180ºC. Bate o Mascarpone e as natas até a mistura ficar suave, depois adiciona o café e o açúcar, mexe. Junta os ovos e mexe bem. Envolve a forma com 2 folhas de alumínio, colocando a extremidade de um dos lados da folha na forma, do centro para o lado, por forma a que a base e os lados fiquem envolvidos. Coloca a mistura do Mascarpone por cima da bolacha.
Coloca a forma num tabuleiro de assar em banho maria, até que a água chegue a meio da forma. Leva ao forno durante 50 minutos até cozinhar mas continuar ainda macio.
Mistura o resto do açúcar com as natas azedas e mexe. Retira o cheesecake do forno e deita as natas por cima com uma colher. Leva novamente ao forno mais 10 minutos. Por fim, retira a forma do forno e deixa arrefecer. Ainda na forma, coloca no frigorífico pelo menos 8 horas, o ideal é que seja feito de véspera, deixado durante a noite no frigorífico e consumido no dia seguinte. Retira o bolo da forma com cuidado e polvilha com cacau em pó.

Como fazer natas azedas?
A nata azeda é um produto que se encontra facilmente à venda em superfícies comerciais. Contudo, se preferires, podes optar por fazer a receita caseira: junta 1 colher de sopa de sumo de limão fresco a 1 chávena de natas magras numa taça de vidro (aumenta a quantidade de sumo de limão em proporção da quantidade de natas azedas que é necessário). Deixa ficar a mistura à temperatura ambiente durante 10-30 minutos ou até espessar. Tapa a taça e coloca no frigorífico pelo menos 1 hora.



UTILIZA O CÓDIGO DELTAFERREIRA PARA 10% DESCONTO