#3 A alimentação nutricional...a importância da FIBRA


A fibra desempenha um papel fundamental na alimentação, visto que direta e indiretamente ajuda o organismo na digestão, na rapidez da absorção dos açucares, na manutenção dos valores do colesterol no sangue e na defesa do metabolismo. 
As fibras são classificadas como solúveis (dissolvem-se na água formando um gel quando aquando à chegada ao estômago, diminuindo o apetite) e insolúveis (que não se dissolvem na água, ajudam a melhorar o trânsito intestinal e aumenta o volume das fezes). 

As moléculas presentes não são digeridas e nem tão pouco absorvidas pelo organismo, portanto não nos fornecem nutrientes nem calorias. No entanto, esta assume um papel crucial na digestão e no transporte dos nutrientes ao longo do intestino e por sua vez na sua eliminação, ou seja, na motilidade intestinal, prevenindo a prisão de ventre e doenças relacionadas com o intestino. Sendo que, também é importante para a flora intestinal e por sua vez para o correto equilibrio do intestino. 

As bactérias do intestino utilizam determinadas fibras para produzirem energia, dando origem à formação do ácido láctico e ácido butírico que protegem o intestino e assim sendo o sistema imunitário também. Sendo um excelente aliado no controlo de peso, provoca maior sensação de saciedade, além de prevenir doenças cardiovasculares, ajudando a manter bons os níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose.

As fibras estão presentes em alimentos como frutas (maçãs, laranjas, mirtilos, pêras, ameixa, banana, framboesa, kiwi, morangos, uva, melancia, mamão, melão) legumes e leguminosas (feijão, beringela, cenoura, alface, beterraba, rúcula, abóbora, repolho, lentilha, grão-de-bico, soja...), frutos secos ( nozes, castanhas), cereais integrais (aveia, granola, arroz, farelo de trigo).



Na medida do possível, procura ingerir no máximo, meia grama de fibras por cada quilo do teu peso corporal, por dia. Ou seja, para um peso de 60Kg, isso significa consumires 30g diárias de fibras. Porém, para que as fibras atuem corretamente é crucial e necessário ingerires líquidos, nomeadamente ÁGUA MINERAL, cerca de 1,5 a 2 litros, para que o teu intestino funcione em pleno.

#1 A alimentação nutricional...como medicamento [aqui]
#2 A alimentação nutricional...a importância do Ómega 3 e controlo do Ómega 6 [aqui]


UTILIZA O CÓDIGO DELTAFERREIRA PARA 10% DESCONTO