Nutrição: Os benefícios da Beterraba e da Laranja + Receita de Batido

A beterraba possui excelentes benefícios e nutrientes. É rica em proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio e zinco.  Fortalece ainda o fígado, o coração, a vesícula biliar e as glândulas endócrinas.
É um excelente laxante e ainda combate a anemia e a hipertensão. Inclusive, estudos recentes reconheceram a beterraba como anti-cancerígena e um excelente ampliador da resistência física, visto que o nitrato da beterraba ajuda a reduzir o consumo de oxigénio. O efeito de um copo de 300 ml de batido é superior à prática de treino regular, o que beneficia pacientes com doenças respiratórias e de metabolismo. O nitrato do sumo da beterraba ajuda a aumentar a disposição física, já que a substância no organismo transforma-se em óxido nítrico, o que reduz a quantidade de oxigénio consumido durante a atividade física.

A laranja é rica em vitamina C, o que ajuda na absorção do ferro presente na beterraba. É também rica em antioxidantes e protege as células contra danos causados pelos radicais livres (produzidos no organismo com a queima de oxigénio). Também é portadora, embora em menores quantidades de fosfato, potássio, betacaroteno e tiamina.

Já para as mulheres um batido que junte estes dois alimentos é uma excelente prática de combate à perda de cálcio, ferro e fósforo durante a menstruação, evitando assim o surgimento de anemia.


Receita
Ingredientes
1 beterraba
1 laranja
100ml de água mineral

Preparação
Não existe grande segredo de preparação, é bem simples! Lava bem a beterraba e corta-a aos cubos. Descasca uma laranja e separa-a em gomos. Coloca ambos os ingredientes num liquidificador e adiciona a água. Bate. Consumir de imediato.

Nota: Se não dispuseres de um liquidificador, utiliza a varinha mágica.