Saúde e Nutrição: Receita Nutricional de Bebida de Amêndoa - ideal para intolerantes

O principal benefício do leite de amêndoas é a ausência de alguns alergénicos, o que faz desta bebida ideal para quem é intolerante à lactose, glúten, soja e trigo (o que é o meu caso). O leite de amêndoa ajuda a emagrecer e a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicémico.
Percebemos após alguns estudos, que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares por ter pouca gordura, que é aconselhado para quem sofre de dispepsia, pois facilita a digestão e ainda é ideal para combater a prisão de ventre. No que toca à presença da amêndoa, é excelente visto que é um alimento extremamente nutritivo, rico em cálcio e magnésio, podendo ser utilizada para ajudar a tratar ou prevenir a osteoporose.




É verdade que existe à venda no mercado a bebida de amêndoa, mas devido ao facto de conter açúcar adicionado e do seu preço face à quantidade ser demasiado elevado (2.50€/litro), apenas aconselho a que consumam a vossa própria bebida! Por curiosidade comprei a bebida da Alpro, é sempre bom comparar! Avaliando, não é que seja demasiado intensa (deve ser consumida pouco a pouco), mas possui demasiado açúcar, perfeitamente dispensável avaliando a lista de ingredientes!
Ingredientes presentes na bebida da Alpro: Água, açúcar, amêndoa (2%), fosfato tricálcico, sal marinho, estabilizadores (goma de alfarroba, goma gelana), emulsionante (lecitina de girassol), vitaminas (riboflavina (B2), B12, E, D2.

Receita de Bebida de Amêndoa
Ingredientes
2 chávenas de amêndoas cruas e sem sal
7 chávenas de água mineral

Preparação
Coloca as amêndoas de molho uma noite. No dia seguinte, retira-as da água, lava-as e seca-as em papel absorvente. Coloca as amêndoas no liquidificador ou na trituradora. Adiciona a água copo a copo e incorpora. Coa com um filtro de óleo(por exemplo)para um recipiente hermético.

Nota: Quanto menos água adicionares, mais a bebida fica espessa. Tudo vai do gosto. Advirto para o facto de o preparado dever ser consumido no prazo máximo de 4 dias.