Na Cozinha das Sobremesas: Bolo de Amêndoa e Chocolate

Hoje trago-vos mais uma receitinha especial sobremesas!
As amêndoas são ricas em vitamina E, zinco,vitamina B2, cobre, fósforo, magnésio e manganésio. É portanto importante incutir na alimentação mas não ultrapassando as 3/4 amendoas por dia, já que elas são imensamente ricas em gordura (embora gordura saudável).
Além disto, ajudam a diminuir o colesterol, previne problemas cardíacos, combate a arteriosclerose, problemas renais, previne e combate a diabetes e por fim tonifica o sistema nervoso, melhorando a concentração e o humor! Já comeste amêndoa hoje? :p




Ingredientes
60g amêndoas (inteiras ou já compradas picadas)
6 ovos
150g manteiga amolecida
150g açúcar amarelo
200g chocolate preto amargo
100g farinha sem glúten e sem fermento

Preparação
Pré aquece o forno a 180ºC.
Pica a amêndoa numa picadora (no caso de serem inteiras) e reserva. Separa as gemas das claras, bate as claras em castelo com uma pitada de sal fino. Mistura a manteiga amolecida e o açucar num recipiente de vidro que possa usar para levar a banho-maria.
Adiciona a água, sem ferver (cerca de 50ºC) e aquece a taça com o preparado, mexendo e adicionando o chocolate em pedaços, mistura até ficar homogénea mas não deixes a água levantar fervura. Adiciona as gemas, uma a uma e bate. Adiciona a farinha e a amêndoa ralada e mistura tudo bem. Retira do lume.
Envolve as claras no preparado sem bater. Verte numa forma redonda com cerca de 25cm de diâmetro. Leva ao forno cerca de 25-30 minutos. Desliga o forno e deixa-o repousar no seu interior durante cerca de 15 minutos. 
Opcionalmente, podes servir acompanhado com fruta fresca ou gelado.