Na Culinária das Sobremesas: Bolo de Chocolate Cremoso

Olá a todos!!
Hoje, 26 de Março, é o Dia Mundial do Chocolate
Trouxe-vos um delicioso Bolo de Chocolate, mas este é cremoso, parece mousse por dentro.
Experimentem!


Ingredientes
4 ovos
100g de chocolate culinário
150g de manteiga sem sal
1 chávena de açúcar amarelo
meia chávena de farinha
4 colheres de sopa de cacau
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de essência de baunilha

Preparação
Aquece previamente o forno a 160ºC. Derrete o chocolate e a manteiga em recipiente próprio para microondas (ou em banho maria). Reserva. Entretanto bate os ovos e o açúcar num recipiente alto por 10 minutos ou até triplicar de volume e assim obter uma mistura espessa e de cor clara. Adiciona a baunilha e bate. Junta o chocolate derretido e bate. Peneira o cacau, a farinha e adiciona o fermento em pó, bate novamente. 
Coloca o preparado numa forma anti aderente (sem necessidade de untar) ou numa forma de bolo com mola, com papel vegetal, polvilhada com farinha e untada com manteiga. Leva ao forno por 20 minutos. Retira do forno e deixa arrefecer um pouco. Passa uma faca em volta do bolo, para que este descole da forma. Transfere para um prato de servir delicadamente. Serve morno acompanhado de gelado ou frutas frescas(morangos, kiwi, banana) ou morno acompanhado de gelado ou iogurte.

Nota: No dia de gravação, falhou a luz e o bolo acabou por ficar mais do que 20 minutos no forno, daí não aparentar ser tão húmido por cima.


Bolo Finalizado (sem cobertura)


Cobertura - é opcional
100g tablete de chocolate (preferencialmente chocolate negro)
1 colher de sopa de manteiga sem sal
3 ovos
Preparação
Caso optes por fazer a cobertura, separa as claras das gemas, bate as claras em castelo. Derrete o chocolate com a manteiga, junta as gemas e por fim as claras batidas em castelo.


Bolo Finalizado (com cobertura de mousse)