As frutas de cada estação

Grande parte da fruta é sazonal e existem épocas específicas de oferta para a comercialização das mesmas. É também importante saber e conhecer algumas características de cada uma delas, os melhores métodos de conservação e os seus valores nutricionais.

A fruta fresca em geral é pobre em proteínas e lípidos (gorduras), sendo que o seu valor energético advém sobretudo dos hidratos de carbono e das fibras. O teor de hidratos de carbono (quase exclusivamente açúcares), varia entre os 5% e 20% consoante o tipo de fruto. Assim, a fruta fresca fornece essencialmente hidratos de carbono simples (açúcares), fibra, vitaminas e minerais.

Não é de conhecimento geral, que o sabor doce da fruta não depende apenas da sua quantidade de açúcar, e sim que depende muito do tipo de açúcar (em que a frutose tem maior poder adoçante que a sacarose) e de outras substâncias com poder adoçante.

As frutas de verão (assim chamadas por serem comercializadas nos meses de mais calor), apresentam elevado teor de água na sua constituição, sendo a melância um dos frutos com maior teor (cerca de 94%). Dentro destas, o melão, a meloa, a melância, os morangos e as framboesas, apresentam menor teor de açúcar, não ultrapassando os 6%. O melão e a meloa são uma excelente fonte de vitamina A, já os frutos silvestres, o morango e a framboesa, são uma boa fonte de ácido fólico. Enquanto os morangos e as framboesas, juntamente com os melões, meloas e nectarinas apresentam alto teor em vitamina C.

É na fruta fresca que encontramos os alimentos com maior teor de vitamina C, sendo os citrinos e o kiwi os que apresentam maior teor, fornecendo respetivamente 70% e 90% do valor diário de referência deste nutriente, por 100g de fruta. Igualmente incluído nas frutas de inverno (assim denominadas por serem comercializadas no inverno ou pela sua venda ser sobretudo nesta época), também o ananás apresenta um valor importante de vitamina C, fornecendo por 100g, 20% do valor diário de referência. Para além da vitamina C; a laranja e o kiwi são fonte de ácido fólico; e a banana, a maçã, a laranja e a pêra são uma boa fonte de fibra. A banana e o kiwi destacam-se pelo seu teor em potássio.

De textura amilácea e doçura característica, a banana é por vezes mal afamada por se pensar que "engorda", No entanto, apesar de conter 100kcal por 100g, um valor superior à maioria das restantes frutas frescas, não é um alimento hipercalórico. A banana é uma fruta versátil e apresenta um excelente perfil nutricional, com valores importantes de fibra, vitaminas e minerais, Além disso, 1 banana de 120g (peso com a casca) fornece cerca de 60kcal e 12g de açucares, equiparável a uma maçã ou pêra de tamanho médio.

SAZONALIDADE DA FRUTA FRESCA EM PORTUGAL
Fruta de Verão | Fruta de Inverno
Como escolher fruta fresca de qualidade
Ao comprar fruta, esta deve apresentar as seguintes características de frescura:
- cor, característica da variedade;
- forma, característica da variedade;
- textura, lisa e firme (quando adequado);
- aroma, agradável e característico da variedade;
- aspeto geral, limpa, isenta de toques ou podridões, bolores, leveduras e parasitas;
- embalagem, na fruta embalada, deve estar integra, inviolável, estanque e não dilatada;
- vácuo, na fruta embalada a vácuo, este deve estar íntegro;
- corte, na fruta cortada, deve ter aspeto recente do corte.

Como conservar a fruta fresca
Para conservar corretamente podes fazê-lo de duas formas:
- à temperatura ambiente e em local arejado;
- refrigerada, na gaveta inferior do frigorífico.

Para uma conservação mais prolongada, deverás optar pela refrigeração. No entanto, frutas como os citrinos, as maçãs e as bananas, resistem mais à temperatura ambiente, podendo ser armazenadas na fruteira ligeiramente afastadas entre si.

Não deves também lavar as frutas antes das armazenares, isso irá prejudicar a durabilidade das mesmas. Limpa apenas a sujidade visível que possa ser transmitida às outras frutas. Portanto, se tiveres também fruta tocada em casa, deves afastá-la das restantes de imediato, para evitar contaminações. De seguida, deves eliminar a parte tocada e a zona em seu redor.

A banana, é um fruto que enegrece se colocada no frigorífico, desta forma, se já estiver madura guarda-a no frigorífico mas dentro de um saco fechado.

Depois de cortada, a fruta tem menor duração de conservação e deverá ser colocada no frigorífico dentro de um recipiente fechado.

VALORES NUTRICIONAIS POR 100G DE FRUTA
DICA
Sabes como amadurecer a fruta em casa de forma rápida?
Coloca o fruto à temperatura ambiente junto de maçãs (fruta que liberta etileno, uma substância que beneficia o amadurecimento).

Qual a tua fruta preferida de Verão e de Inverno? 
Muah :*