In culinária

Bolo de Chocolate Simples para Aniversário


Se estás à procura da receita perfeita para um bolo de aniversário delicioso e és amante de chocolate como eu, então irás adorar! Tem um feliz aniversário ao gostinho deste Bolo de Chocolate Simples ideal para aniversário!
Ingredientes
225g farinha
150g açúcar refinado
85g cacau em pó
1 ½ colher de chá de fermento em pó
1 ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
2 ovos caseiros
250ml de leite
125ml de óleo vegetal
2 colheres de chá de extrato de baunilha
250ml de água fervida, acabada de ferver

Para a cobertura de chocolate
200g de chocolate em tablet
200ml de natas

Preparação
Pré-aquece o forno a 180ºC. Unta duas formas de 20cm e coloca papel manteiga desse mesmo diâmetro no fundo de ambas.
Em seguida, coloca todos os ingredientes para o bolo, exceto a água fervida, num recipiente e bate com a batedeira elétrica até a mistura ficar homogénea.
Adiciona a água em ebulição à mistura, um pouco de cada vez, até ficar liso (a mistura do bolo vai estar líquida).
Divide a massa do bolo entre as formas e leva ao forno por 25-35 minutos, ou até que a parte superior esteja firme ao toque e após verificares que o palito que colocaste no centro do bolo saiu limpo.
Retira os bolos do forno e deixa arrefecer completamente, ainda nas formas, antes de passares para a cobertura.


Para a cobertura de chocolate, aquece o chocolate e as natas numa panela em lume baixo até que o chocolate derreta. Retira a panela do fogo e bate a mistura até ficar homogénea, brilhante e engrossar. Deixa arrefecer por 1-2 horas, ou até que fique espesso o suficiente para espalhar sobre o bolo.

Para montares o bolo, passa uma faca de lâmina redonda em torno do interior das formas para soltar os bolos. Remove cuidadosamente os bolos das formas.
Coloca um dos bolos num prato de servir, coloca 3 a 4 folhas de papel manteiga por baixo do bolo (para não sujar o prato), espalha um pouco da cobertura de chocolate por cima desse bolo de chocolate, em seguida, coloca o outro por cima e cobre com cuidado com o outro bolo. Utiliza a restante cobertura para cobrir todo o bolo, retira os papeis manteiga e leva ao frigorífico ou mantém à temperatura ambiente pelo máximo de 4 dias.

SUGESTÃO: Ficará igualmente delicioso e quebrará o excesso de chocolate, se utilizares pequenos pedaços de frutas como morangos, framboesas, kiwis, amoras, mirtilos...no recheio! Experimenta!

Related Articles