#1 O Segredo dos Produtos: CHOCOLATE

Eu adoro chocolate, essencialmente o negro...quanto mais cacau contiver melhor! Para iniciar esta saga de O Segredo dos Produtos, irei contar-te os meus segredos básicos na preparação de chocolate (incluindo uma receita extra).

Mais aroma

Muitos pasteleiros adicionam café quando derretem chocolate, mais precisamente, uma colher de café por cada 100g de chocolate. O aroma é realçado de forma surpreendente. Arrisca!

Uma mousse de chocolate perfeita
O segredo para obteres aquela mousse sensacional está nas claras! Verdade, estas não devem ser demasiado frescas, nem estar demasiado frias. Retira-as do frigorífico um pouco antes, para que estejam à temperatura ambiente antes de serem batidas em castelo.

Derreter rapidamente o chocolate
Para derreteres o chocolate já não necessitas de o fazeres em banho maria. Bem, mas para isto ser possível necessitas de um microondas! É fácil: coloca o chocolate em pedaços numa tigela apropriada para o efeito, juntamente com uma colher de sopa de água. Liga o microondas e deixa 30 segundos na potência máxima, mistura e deixa mais 30 segundos. Voilá! Tens agora o chocolate derretido no ponto perfeito para ser utilizado de imediato.



Sem tablete de chocolate
Esqueceste-te de comprar o chocolate culinário? Podes obte-lo facilmente, misturando 60g de cacau em pó com uma colher de sopa de açúcar em pó e manteiga derretida. Assim obterás o equivalente a uma tablete de chocolate derretido.



Receita Bolo dos 2


Ingredientes
250g de chocolate
200g de manteiga
200g de açúcar
2 ovos
2 colheres de sopa de farinha

Preparação
Derrete o chocolate no microondas (com a tal colher de água, acima referida - 30 segundos mexe, coloca mais 30 segundos mexe até derreter - ou em banho maria). Deixa arrefecer. Polvilha a farinha pouco a pouco e mistura delicadamente. Bate os ovos com o açúcar e verte sobre o chocolate. Mistura e leva a cozer durante 25 minutos em forno bem quente (180ºC). Para que o bolo fique bem fofo, coloca água no tabuleiro do forno, ao mesmo tempo que a forma. Deve ser consumido já arrefecido.