Como cuidar das MÃOS, UNHAS E CUTÍCULAS

Costumam dizer que se queremos saber a verdadeira idade de uma mulher, basta olhar para as mãos! Combate os sinais de envelhecimento, como manchas, rugas e a perda de elasticidade, aprendendo a manter as tuas mãos impecáveis! Fica a conhecer ainda os procedimentos que eu aconselho para cuidar das unhas e cutículas. Lembra-te: as mãos dizem muito sobre ti!

É verdade: as mãos denunciam a passagem dos anos como nenhuma outra parte do corpo! O contacto com  produtos químicos a que estamos sujeitas nos afazeres domésticos são o que mais danifica a pele.
Determinados cuidados podem garantir a maciez, a elasticidade e evitar manchas e as rugas que revelam a idade.

MÃOS
Utiliza sabonete liquido com Ph neutro, evita o sabonete.
Não laves as mãos com água excessivamente quente, 40ºC é a temperatura ideal.
Antes de deitar, utiliza um hidratante para peles secas, mesmo que não seja o caso, veste umas luvas de algodão durante a noite (ou durante uns minutos se não conseguires muito mais) desta forma elas manter-se-ão nutridas, revitalizadas e hidratadas. 
Aplica um creme que contenha proteção solar, principalmente se expuseres as tuas mãos ao sol (a conduzir, passear, praia...), já que este é um dos principais causadores do aparecimento de manchas e da destruição de colagénio que dá a firmeza à pele.

UNHAS
As unhas possuem uma importância como órgão funcional e estético. São formadas basicamente por queratina, e componentes químicos como cálcio, enxofre e proteínas

Quando limares, o formato oval é o indicado, principalmente para quem possui as unhas fracas e quebradiças. 
Se por outro lado as possuis em boas condições, não existe condicionantes em limares noutros formatos, como o quadrado ou até pontiagudo. 

Pelo menos uma vez por mês aconselho-te a polires a superfície da unha com uma lima fina, pouco abrasiva, isso irá retirar as impurezas e células mortas. 

Quanto ao verniz, evita deixá-lo muito tempo nas unhas já que este não permite que a unha respire, contribuindo assim para que esta enfraqueça. Deves deixar a unha sem verniz pelo menos 2 dias, mantendo as mãos e cutículas hidratadas de modo a preparar a unha para receber verniz novamente. 

Já a unha de gel (com ou sem extensão) por cada 4 a 6 meses de aplicação, durante 1 mês deves fazer pausa e apenas hidratar as mãos, as cutículas e a camada da unha com verniz de hidratação rico em queratina e intercalar com uma das receitas caseiras que te apresento nesta publicação.

O verniz gel/gelinho é menos abrasivo que o gel, contudo os cuidados são precisamente os mesmos, mas desta vez o ideal é a cada 6 semanas, pelo menos uma semana ficar em pausa.

Além disso, para retirar os vernizes utiliza somente removedor de verniz sem acetona, visto que esta retira o brilho natural da unha e deixa-a extremamente enfraquecida. 
Umas unhas bem cuidadas são atraentes e espelham a saúde das mãos.

CUTÍCULAS
Mantém as cutículas hidratadas: Esfolia semanalmente e hidrata diariamente com um produto indicado para esta zona, ou com um creme de mãos de dupla eficácia, indicado para unhas e cutículas. 
Não retires a cutícula por completo, já que ela é a barreira protetora contra a invasão de microorganismos causadores de doenças.

Como cuidar das cutículas?
Começa por aplicar um produto especifico para amolece-las, de seguida, coloca as mãos num recipiente em água morna pelo menos 5 minutos (ou o tempo recomendado no produto). Empurra com uma espátula, ou retira apenas o que já cobrir a camada da unha, nunca a cutícula por completo. 

A importância da ALIMENTAÇÃO
Uma dieta rica em proteína, nutrientes, gorduras polinsaturadas, vitaminas, minerais e oligoelementos é muito importante para mante-las saudáveis. Um mineral que jamais pode faltar é o zinco. Também alimentos que contenham ferro, silício, vitamina A, B5, B12, aminoácidos, prolina, cisteína, hidroxiprolina e metionina são extremamente importantes. 

Alimentos ricos em zinco: ostras, camarão, carne de vaca, frango, peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais...
Alimentos ricos em ferro: feijão, ervilhas, carnes vermelhas, salsa, ovo, farinha de peixe. Estes devem ser consumidos sempre com uma fonte de vitamina C como laranja, morango ou pimentão, para melhorar a absorção de ferro pelo organismo. Por exemplo, comer arroz com feijão preto e morangos à sobremesa...
Alimentos ricos em silício: aveia, cogumelos, milho, arroz, cevada, trigo, cavalinha, frango, miúdos do frango (coração e moela), vegetais, frutos do mar...
Alimentos ricos em vitamina A: tomate, manga, cenoura, batata doce, bife de fígado, óleo de fígado de bacalhau, marisco...
Alimentos ricos em vitamina B5: carne bovina, carne de frango, batata doce, legumes, fígado, lentilhas, leite e derivados, gema de ovo, abacate...
Alimentos ricos em vitamina B12: ostras, truta, salmão, arenque, coração (legume), mariscos, bife de fígado de frango - todos estes alimentos devem ser consumidos cozidos ou grelhados...
Alimentos ricos em aminoácidos: ovocarne de frango, carne bovina, carne de porco, frutos do mar, leite, queijo...
Alimentos ricos em prolina-hidroxiprolina: feijão, ervilha, castanha, milho, centeio, cevada, alho, cebola roxa, beringela, beterraba, cenoura, abóbora, nabo, cogumelos, amêndoas, amendoim, nozes, avelã...
Alimentos ricos em metionina: castanha, sardinha, carne de coelho, soja, arroz, ovo, queijo, sardinha, abóbora, fígado de galinha, leite de vaca desnatado...


DICAS CASEIRAS PARA FORTALECER AS UNHAS
Se queres fortalecer as unhas eficazmente e de forma completamente tradicional, com produtos que facilmente dispões em casa, apresento-te duas formas simples e fáceis!

Ingredientes
1 colher de sopa de azeite de oliveira
2 colheres de sopa de sumo de limão
Preparação
Em água morna, submerge as unhas (sem verniz) por forma a que cubra também as cutículas por 15 minutos, todos os dias, durante uma semana. 
Posteriormente, 2 vezes por semana e durante um mês, faz uma mistura de ambos os ingredientes e aplica abundantemente em cima da camada da unha (com ou sem verniz), em torno da cutícula e por baixo da unha junto à pele dos dedos. Deixa absorver algum tempo, veste umas luvas de algodão e dorme com elas durante a noite. 


Ingredientes
1 verniz incolor
2 dentes de alho cortados verticalmente 
Preparação
Dentro de um verniz incolor/transparente coloca os alhos e deixa repousar pelo menos 24h. Aplica o verniz na unha, todos os dias uma camada durante 5 dias. Após os 5 dias, retira com removedor de verniz. Podes prolongar a aplicação novamente o tempo que achares necessário. 
Estes ingredientes também são usados para criar uma base protetora. Por isso, poderás aplicar o verniz como base de unha, antes do verniz de cor.