5 Sinais de Evolução Espiritual e como te protegeres de pessoas emocionalmente instáveis


Talvez já tenhas questionado por que algumas pessoas têm dificuldade em fazer e manter conexões.. Embora isso possa ser atribuído a vários fatores, a evolução espiritual é uma consideração importante. A jornada espiritual não só influencia a forma como vemos o mundo, mas também como nos relacionamos com os outros. Neste post, vamos explorar cinco sinais de evolução espiritual que podem estar a contribuir para a tua falta de vínculos sociais e para a necessidade de determinadas pessoas te julgarem por seres quem és.


Sinal 1: Busca Interior

A evolução espiritual muitas vezes começa com uma jornada de autoconhecimento. Pessoas em busca interior estão constantemente a questionar e a explorar quem são e qual é o seu propósito na vida, mas simultaneamente são confiantes e com tendência a terem opiniões e convicções fortes. Esta busca pode levar à solidão, já que o tempo dedicado a ti mesmo muitas vezes supera o tempo dedicado aos outros. Embora a introspeção seja fundamental para o crescimento pessoal, pode criar um afastamento social já que cada vez menos sentimos necessidade de estar cercados e rodeados de pessoas, principalmente das emocionalmente instáveis e desrespeitosas para conosco, deixando de manter relações apenas por pressão social.

Sinal 2: Convicções e sensibilidade

À medida que evoluímos espiritualmente, tornamo-nos mais conscientes das emoções e experiências dos outros, o que nos pode tornar pessoas muito observadoras, sensitivas e de convicções fortes. Embora isso seja valioso para o mundo em geral, pode ser difícil formar conexões duradouras. A sensibilidade aumentada para pessoas e lugares pode tornar-nos mais seletivos em relação às pessoas com quem nos associamos e aos lugares que frequentamos.

Sinal 3: Aceitação e Tolerância

Um aspeto essencial da evolução espiritual é a aceitação de todas as pessoas e experiências. No entanto, essa aceitação nem sempre é recíproca num mundo onde as diferenças são frequentemente estigmatizadas. Aqueles que estão num caminho espiritual podem lutar para se conectar com aqueles que não partilham as suas crenças ou valores, resultando num afastamento nas amizades e/ou relações familiares. 

É bastante comum também presenciarmos que alguns tipos de pessoas, enquanto procuram com ânsia o seu próprio caminho de crescimento espiritual, se sintam perturbadas pelas convicções de outras pessoas espiritualmente mais evoluídas e sensitivas. Se essa pessoa tem tendência a criticar, desvalorizar e inferiorizar as experiências, posicionamentos e opiniões de pessoas mais sensitivas e evoluídas espiritualmente, será notório que nos seus altos e baixos, podem sentir inveja da pessoa convicta que és e inclusive alegar que "tu tens a mania que sabes tudo..." ou "não sabes ouvir opiniões diferentes", quando a única coisa que tu fazes é dares a tua opinião e manteres-te fiel às tuas convicções, sem faltar ao respeito aos demais!! Não aceites este tipo de alegações e vitimizações de ninguém, afasta-te e não percas tempo com conversas: o silêncio por vezes é a melhor resposta.

Sinal 4: Harmonia Interior

A busca pela harmonia interna é uma parte central da evolução espiritual. À medida que nos esforçamos por encontrar equilíbrio emocional e mental, podemos afastar-nos de relacionamentos que não contribuem para o nosso bem-estar. Embora isso seja importante para a nossa própria saúde mental, pode levar a uma diminuição no número de pessoas que te relacionas, já que priorizas qualidade (e sinceridade) dando menos importância para a quantidade nas nossas conexões sociais. Ao alcançares uma realização profunda, a necessidade de agradar os outros diminui e com respeito manténs as tuas opiniões e posicionamentos, negando-te a alterar a tua personalidade, a silenciares a tua voz e a que te desrespeitem e menosprezem. Não o deves aceitar de ninguém, mas principalmente não deves admitir isso vindo de quem é uma "esponja social", uma marionete que usa uma máscara para se encaixar em vários ciclos sociais, fingindo ser quem não é e fingindo principalmente felicidade para os outros. 

Repara se a tua alegria incomoda essa pessoa... quando estás por perto, ela sente a necessidade constante de ser o centro das atenções, de se fazer ouvir, mesmo que não haja motivo: isso revela uma desconexão com o amor próprio e uma ânsia desesperada por ser querida e aceite (e talvez essa pessoa nem saiba o que é verdadeiramente ser amada).

Sinal 5: Propósito de Vida

A evolução espiritual muitas vezes está associada à procura por um propósito maior na vida. À medida que nos concentramos nos nossos objetivos e missões pessoais, podemos afastar-nos de pessoas que não contribuem para o nosso crescimento espiritual, que procuram te diminuir, que elas próprias se sentem diminuídas com as tuas opiniões e por isso te ofendem. Enquanto perseguimos a nossa jornada de autoaperfeiçoamento, é natural que algumas amizades se desvaneçam. Por vezes o sentimento pela outra pessoa não é recíproco: enquanto tu emancipas alguém, encorajas a perseguir os seus sonhos, ouves os seus problemas e lamentações... ela não está disposta a ouvir o teu posicionamento e considera-se inferior a ti, diminui os teus feitos, não te elogia e muito menos te apoia nos teus projetos. Afasta-te dessa pessoa seja ela quem for... segue a tua intuição, porque os guardiões falarão contigo e te mostrarão com quem deves ter cuidado!

Na jornada da evolução espiritual, é inevitável enfrentar desafios nas relações interpessoais. À medida que buscamos o autoconhecimento, a empatia e a aceitação, é natural que alguns relacionamentos sejam afetados. No entanto, devemos valorizar aqueles que nos apoiam e nos aceitam como somos, enquanto nos afastamos daqueles que nos diminuem descabidamente. Ao priorizar o nosso bem-estar emocional e espiritual, podemos cultivar conexões mais significativas e gratificantes nas nossas vidas.

Lembra-te sempre de confiar na tua intuição e seguir o caminho que ressoa contigo, afastando-te das energias negativas e procurando a companhia daqueles que te elevam e te apoiam verdadeiramente.

2 comentários:

  1. Joana Lima08 março

    Adorei o video do youtube! Eu não percebo bem inglês então tive um pouco de dificuldade em acompanhar só a ouvir, mas percebi que é igual ao que tens neste texto e a tua voz é tão relaxante. Podias também fazer em Portugues??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Joana, sim eu irei publicar um em breve em Português. Beijinhos

      Eliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!