Bagels

Uma das receitas mais pedidas dos últimos tempos...estes bagels são nutritivos, saudáveis e ideais para o pequeno almoço ou lanche.

Ingredientes
500g de farinha de trigo sarraceno
300ml de água
2 colheres de chá de fermento biológico seco
2 colheres de sopa de açúcar de coco
1 colher de sopa de sal dos himalaias
uvas passas q.b.

sementes q.b.

Preparação
Numa tigela, coloca o fermento, o açúca, as uvas passas e 100ml da água. Mexe cerca de 5 minutos para dissolver. Noutra tigela, mistura a farinha e o sal. Faz um buraco no meio da farinha e derrama nela a água fermentada.
Adiciona metade da restante água no buraco da farinha e mistura. Acrescenta a restante água, aos poucos, até formar uma massa firme e húmida.


Coloca a massa numa superfície polvilhada com farinha. Amassa até a massa ficar lisa e elástica, durante cerca de 10 minutos. Enquanto amassas a massa, acrescenta mais farinha aos poucos, até conseguires amassar com facilidade, sendo que a massa deve ficar bem firme.
Coloca a massa numa tigela levemente untada, vira a massa para untar os dois lados, e cobre com um pano de linho. Deixa crescer até dobrar de tamanho, cerca de 1 hora.

Após o descanso, coloca-a sobre uma pedra estilo mármore, dá um murro na massa para baixar e deixe-a descansar por 10 minutos. Corta-a em 8 pedaços relativamente iguais, faz uma bola com cada pedaço. Transforma cada bola num anel, usa o dedo polegar (ou outro que te dê mais jeito) bem enfarinhado para furar cada bola.
Gira a massa ao redor do indicador de uma das mãos e o polegar da outra até que o orifício fique com cerca de 1/3 do diâmetro do bagel.

Coloca os bagels numa assadeira untada, cobre com um pano de linho húmido e deixa descansar por 10 minutos.
Num panela grande, ferve a água, depois baixa a intensidade do lume para que a água mantenha a temperatura, sem ferver. Com uma escumadeira, coloca dois ou três bagels de cada vez na água. Cozinha por 1 minuto, virando cada bagel aos 30 segundos.

Remove os bagels com a escumadeira, deixando escorrer bem a água, e coloca-os nas assadeiras untadas. Adiciona as coberturas que desejares (uvas passas, amêndoa laminada, cebola ou alho em flocos). Assa no forno pré-aquecido a 220°C durante 20 minutos ou até dourar. Deixa arrefecer sobre uma grade.

NOTA: Para fazer os bagels na máquina de pão, é só acrescentar todos os ingredientes no recipiente da máquina na ordem indicada pelo fabricante. Usa o ciclo "Dough" (massa). Ao final do ciclo, remove a massa e segue as etapas que descrevi apartir do descanso da massa.

2 comentários:

  1. OMD eu adorei isto Estava aprocura de uma receita assim a meses obrigada beijinho

    ResponderEliminar
  2. Tenho de experimentar :D

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio. :) Obrigada!