Alimentos que não deves reaquecer

Reaquecer a comida é um hábito frequente essencialmente quando existem sobras das refeições anteriores. É muito comum utilizar o micro-ondas para fazê-lo, mas a verdade é que nem todos os alimentos podem ser reaquecidos, fica a saber quais os alimentos que não deves reaquecer.

Arroz é daqueles acompanhamentos que mais costuma sobrar, mas com o qual é preciso ter muito cuidado. O problema não é aquecer, mas sim a maneira como é armazenado. O arroz cru pode conter bactérias que causarão intoxicações, mesmo após estar cozido, os esporos podem sobreviver e se for deixado muito tempo à temperatura ambiente, os micro-organismos que contém multiplicam-se e podem causar vómitos e diarreia.

Ovos cozidos ou mexidos não devem ser reaquecidos já que ativa os microorganismos tóxicos o que poderá causar problemas no sistema digestivo. 

No geral, os cogumelos devem ser confecionados e ingeridos no prazo máximo de 15 minutos, caso contrário poderás sentir inchaço, dor abdominal, flatulência excessiva e inclusive diarreia, indicativos de um possível desenvolvimento e instalação de bactérias nos intestinos. Por outro lado se sobrarem, come-os frios. 

As batatas após confecionadas não devem ser deixadas a arrefecer à temperatura ambiente, isto é, se sobrarem devem ser colocadas imediatamente no frigorífico. Não se deve reaquecer as batatas visto poderem promover o crescimento de botulismo, uma bactéria rara (também muito falada devido à sua recente deteção em alheiras da Marca Portuguesa Origem Transmontana)

As beterrabas contêm nitratos que ao serem reaquecidos transformam-se em nitritos. Por este motivo, deves evitar o seu reaquecimento. Para aproveitares as propriedades da beterraba, aconselho que a consumas em batidos e saladas.

Poderás interessar-te por:
Mantém a tua Saúde no Frigorífico (aqui)
Os Benefícios da Beterraba + Receita (aqui)
Bolo de Beterraba (aqui)