#2 Natal: Decorar a mesa

Com o natal à porta, é importante pensar na decoração à mesa. Para compor a produção natalícia sem precisar gastar muito dinheiro, confere algumas dicas práticas de decoração que permitam obteres um visual, simples, elegante e sofisticado.

Para obteres uma decoração de natal, não é necessário que todos os elementos sejam obrigatoriamente relacionados tematicamente à época natalícia. Para dar leveza à decoração, podes utilizar uma toalha branca de tecido e uma passadeira numa cor natalícia como vermelho, verde e dourado. Também uma toalha unicolor de padrão rendado ou estampado tornará o resultado final numa mesa chique na medida certa.

Uma dica original e irreverente é confecionares uma passadeira com recados de boas festas e fotos da família. Compra um pedaço de têxtil comprido e estreito e com uma pistola de cola quente, os recados e fotografias no tecido. Espera secar bem e posiciona a peça no centro da mesa ou em frente do lugar de cada convidado.

Acessórios como castiçais, suporte de velas, arranjos, pinhas, fitas em guardanapos e estampados natalícios transmitem elegância e sofisticação à mesa. Se optares por colocar arranjos, tem a atenção à altura, para que não atrapalhe a conversa entre os convidados. Quanto às velas, evita as aromáticas para o odor não incomodar durante a refeição. As flores podem estar presentes, mas passam a não serem necessárias onde já houver algum arranjo de natal.

Existem inúmeras opções para um simples e lindo arranjo de natal. O ideal é utilizares itens que tenhas em casa. Podes utilizar desde uma jarra ou pirex de vidro e colocar bolas de natal douradas, vermelhas, prateadas dentro. Em seguida, inserires algumas folhas de parreira, azevinho ou outras, naturais ou artificiais. Se tiveres um pai natal perdido aí por casa, porque não o adicionares à decoração?! Deixo-te algumas imagens para que possas retirar uma e outra ideia. Sê criativa!