Série: Donas de Casa Desesperadas

A hilariante série Donas de Casa Desesperadas, retrata a vida de cinco amigas e donas de casa, durante o dia-a-dia das mesmas. Com um ritmo descontraído mas envolvente, esta série é considerada nos EUA, a melhor série de comédia dramática de todos os tempos.

Em 2002, o criador do conceito de Desesperate Housewifes, Marc Cherry viu na televisão uma reportagem sobre Andrea Yates, uma mulher que afogou seus cinco filhos na banheira devido a uma grave depressão pós parto, foi a partir desta história que retirou algumas das tramas que surgem em alguns episódios. Antes de criar Desperate Housewives, foi também conhecido pela produção de séries de comédia como The Golden Girls e Golden Palace.

A primeira temporada foi para o ar em 2004, tendo uma receção geralmente favorável por parte da crítica especializada, isto é, com base em 8 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 75% no Metacritic. A série foi ainda premiada com 6 Emmy e 2 Globos de Ouro.
 
Composta por 8 temporadas, a última finalizada em 2012, Donas de Casa Desesperadas provou ser uma série dramática com laivos de humor sádico que mostra na perfeição que nunca se deve subestimar uma dona de casa. Ao que parece a sedução, as traições e os homicídios fazem parte da rotina diária. Curiosa?

Nos EUA a série foi exibida pela ABC, enquanto que em Portugal a Fox e a Sic foram as eleitas.
Atualmente, a série já não se encontra a ser exibida em nenhum canal por cabo ou de sinal aberto, pelo que apenas poderás encontrá-la em sites de partilha de séries e filmes, ou adquires a coleção numa loja física ou online (aqui, por exemplo).

 
Opinião Pessoal 
O primeiro episódio não me cativou intensamente, no entanto dei uma oportunidade aos episódios seguintes e ainda bem. Por vezes e principalmente na primeira temporada, o episódio pode tornar-se melancólico e parado, algo que foi corrigido ao longo das temporadas, tornando a série cada vez mais energética, cheia de tramas e humor sádico. Os efeitos cinematográficos não sendo (pelo menos até à 3ª temporada) empolgantes, denota-se uma certa preocupação na arquitetura das habitações e na transição de cenários.

Curiosidade

Notei que desde a terceira temporada até à sétima temporada, houve uma catástrofe em particular ou um episódio de grande conflito (normalmente a meio da temporada) que envolve todo o elenco de uma maneira ou de outra e incluem a morte de um personagem foco ou de um personagem recorrente (como nas temporadas 1 e 2, embora envolvam apenas uma história concreta). Normalmente nestes episódios existe um personagem que causa confusão, conflito ou chantagem emocional na vida de uma das desesperadas, este normalmente acaba morto.
Em cada temporada há uma trama que se concentra em um personagem específico. Porém, nas temporadas 1, 3 e 6 há dois grandes mistérios, sendo que na primeira eles se cruzaram no final.


Se tiveres oportunidade, assiste a esta série! :)