#3 O Segredo dos Produtos: Tartes

Queres conhecer como confecionar aquela tarte maravilhosa que a tua tia faz mas que não conta o segredo a ninguém?! Deixo-te aqui O Segredo dos Produtos: Tartes

Massa quebrada ou folhada
Se a manteiga estiver demasiado rija, experimenta ralala com um ralador de buracos grandes, assim misturar-se-á mais facilmente.

Para obteres uma massa mais areada, folhada ou quebrada: para montar a mistura de farinha com manteiga, utiliza água bem fria.

Quando faço uma tarte de frutas (maçãs, alperces ou pêssegos, por exemplo), adiciono à massa uma colher de canela em pó, algumas gotas de sumo de limão ou algumas gotas de flor de laranjeira, que lhe dá um gosto delicado.

Para uma quiche de legumes, ou uma tarte salgada (cenouras, courgete, tomate...), perfumo a massa com cominhos, caril ou tomilho em pó.

Uma vez pronta, a massa tem de repousar. Deixo-a no congelador 30 minutos, no mínimo, envolta num pano. Assim será mais fácil de estender.

Massa não ensopada
Para reter o sumo dos frutos, coloco no fundo da tarte uma mistura de bolachas esmagadas com manteiga, que agem como uma esponja, não deixando ensopar.

Pré cozer a massa
Pré cozer a massa antes de a guarnecer é uma etapa obrigatória quando faço uma tarte com frutos que suportam mal a cozedura (framboesas, uvas, morangos...). Estendo a massa na forma, pico-a com um garfo e para evitar que cresça cubro-a com alumínio cortado do tamanho da forma. Para que não cresça, espalho sobre o fundo feijões secos (para fazer peso e prender o papel). Levo a cozer a 180ºC, durante 15-20 minutos. Quando a massa está ligeiramente dourada, retiro-a e pincelo-a com clara de ovo para impermeabilizar. De seguida, guarneço-a com os frutos!

Bem dourada
Uma tarte bem douradinha é ainda melhor. Polvilho a superficie com açúcar mascavado e faço-a dourar 5 minutos no grill do forno. Mnham!

Massa estaladiça
Desenformo a tarte assim que a retiro do forno e deixo-a arrefecer sobre uma grelha, assim a massa ficará ainda mais estaladiça!

Nada de frigorífico
Nunca coloco as tartes de fruta no frigorífico caso contrário a massa amolece.

Limpar o rolo da massa
Se os pedaços de massa secarem no rolo, esfrego-o com sal grosso antes de o lavar e secar bem.


Massa Areada
Ingredientes
250g de farinha
150g de manteiga ou margarina
120g de açúcar (se o recheio for doce)
1 ovo
sal q.b.

Preparação
Sob uma superfície limpa e seca (sobre a pedra de uma mesa), peneira a farinha com o açúcar.
Faz um monte e no meio abre uma cavidade. Deita nela o ovo inteiro e uma pitada de sal e mexe ligeiramente em círculo. Junta a manteiga cortada em bocadinhos e trabalha a massa em areia.
Faz uma bola, tapa com um pano e deixa repousar durante 1 hora. Estende a massa com o rolo e coloca-a na tarteira. Com um garfo, pica na base para que a massa não cresça. Leva ao forno durante 20 minutos a 180 graus. 


Massa Quebrada
Ingredientes
250g de farinha
150 g de manteiga 

1 ovo

Preparação
Dispõe a farinha num monte sob uma superfície limpa e seca. Abre uma cavidade no centro e colocca o ovo e a manteiga. Trabalha-a com as mãos até obteres uma massa homogénea. Faz uma bola e deixa repousar no frigorífico, num recipiente coberto com um pano, durante 30 minutos.
Estende a massa e forra a forma. Pica o fundo com um garfo, cobre com uma folha de alumínio e deita feijões secos por cima, para que não cresça.
Leva ao forno a 180ºC durante 15 a 20 minutos (só então podes retirar os feijões e a folha de alumínio e rechear com o doce ou fruta pretendido, levando novamente ao forno se necessário.


Massa Folhada
Ingredientes
150g de farinha
100g de manteiga
4 colheres de sopa água
sal q.b.
sumo de limão q.b. (canela ou gotas de flor de laranjeira)


Preparação
Num recipiente mistura bem a farinha com o sal e a água. Coloca no frigorífico durante 30 minutos.
Estende a massa e dispõe a manteiga em pedaços sobre ela. Dobra a massa em 3 partes e aperta os lados, estendendo com o rolo sobre uma superfície limpa e seca (de preferência pedra mármore).
Dobra a massa várias vezes em sentidos diferentes, passando o rolo novamente. Desta forma, formam-se as folhas sobrepostas que dão o nome à massa.
Numa forma estende a massa e pica o fundo com um garfo. Coze a 180ºC durante 25 minutos.