#2 O Segredo dos Produtos: CREPES + Receita

Já provaste crepes deliciosos, que adoravas saber a receita, o segredo e o melhor e mais fácil...conseguires obté-los também?! Sabe tudo sobre O Segredo dos Produtos: CREPES.

Obteres uma boa massa
O truque dos profissionais para evitar grumos passa por primeiro misturares o leite e os ovos, depois adicionares a farinha peneirada, sem parares de mexer. Não te esqueças da pitada de sal, mesmo que se tratem de crepes doces. Podes também adicionar um pouco de manteiga derretida, os crepes ficam mais saborosos e necessitarão de menos matéria gorda para serem cozidos.

Sem grumos
Se mesmo assim obtiveres uma massa com gumos, passa-a através de um coador fino para outro recipiente.

Obteres uma massa mais saborosa ou ligeira
O truque passa por substituíres parte do leite por crème fraîche ou cerveja, para obteres crepes mais saborosos. Se pretenderes que sejam mais leves, podes colocar as gemas de ovo, e adicionar apenas uma clara batida em castelo. Perfeito!

Perfumares a massa
Quando faço crepes doces, perfumo a massa com: baunilha, raspas de citrino, flor de laranjeira ou um copo de bebida alcoólica (rum, por exemplo), dando um sabor especial aos crepes.

Repousares a massa
O ideal é deixar a massa repousar uma noite, no entanto se isso não for possível, deixo-a repousar durante uma ou duas horas, tapada com um pano e à temperatura ambiente. Para reduzires este tempo de repouso, o truque consiste em preparares a massa com leite morno. Pequenos truques fazem grande diferença!

Barrares a frigideira
Eu utilizo um truque pouco conhecido: esfrego a frigideira de dois em dois, ou três em três crepes com meia batata mergulhada em óleo (ou manteiga derretida).É muito mais prático e o amido da batata torna os crepes ainda mais crocantes. Mnham!

Manterem-se quentinhos
Para mantê-los quentinhos, empilho-os à medida que são feitos, sobre um prato poisado em cima de uma caçarola de água a ferver. Cobro com outro prato virado ao contrário ou com uma folha de alumínio. Ficam quentinhos e deliciosos!

Mil folhas cor de rosa e branco
Gosto imenso de preparar um mil folhas de crepes. Preparo os crepes simples (receita abaixo), barro um crepe com chantilly, coloco por cima framboesas, outro crepe, mais uma camada de chantilly, mais framboesas e assim sucessivamente. Fora da estação, faço o mil folhas com uma mistura de frutos vermelhos congelados. Delicioso!!

Receita de Crepes Simples

Ingredientes (cerca de 8 crepes)
3 ovos (ou 2 gemas + 1 clara batida em castelo)
200 ml de leite (ou 100ml de leite + 100ml de crème fraîche)
100g de farinha
50g de manteiga derretida
Óleo q.b.
Sal q.b.

Preparação
Num recipiente, parte os ovos, bate, junta o leite e um pouco de sal e bate novamente.
Aos poucos peneira a farinha e por fim a manteiga derretida.
Se possível, passa a massa por um coador de bandas finas.
Tapa com um pano e deixa repousar durante 1 hora (o ideal é uma noite), à temperatura ambiente, para a massa perder elasticidade.
Leva ao lume uma frigideira anti-aderente e pincela com um pouco de óleo.
Deixa aquecer bem e adiciona uma concha de massa e espalha bem. Caso a massa esteja demasiado espessa, junta um pouco de água (nunca leite).
Deixa o crepe cozer em lume médio durante alguns minutos (até a massa se descolar à volta). Vira o crepe e deixa cozer mais um pouco. Retira e dispõe num prato poisado em cima de uma caçarola de água a ferver (como explicado nesta publicação). Repete o processo, sendo que a cada dois ou três crepes, deves utilizar o truque da batata.

Nota: Depois de confecionados, os crepes podem ser congelados. Aquando a utilização devem ser descongelados à temperatura ambiente ou no microondas por breves segundos (15-20 segundos).

Lê também:
#1 O Segredo dos Produtos: CHOCOLATE