Bolo de Morango com cobertura de Queijo Creme

Este é um daqueles bolos que foge um pouco do que eu costumo apresentar, isto porque não é simples nem pouco trabalhoso (e talvez nem tão saudável...). Pois bem, este Bolo de Morango com Cobertura de Queijo Creme dá um bocadinho mais de trabalho mas o resultado final vale bem a pena!

Ingredientes
Bolo de morangos

2 chávenas de morangos frescos fatiados
1 colher de sopa de água

2 chávenas de farinha de trigo
Meia chávena + 2 colheres de sopa de açúcar granulado
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de sal
Meia chávena de manteiga sem sal, amolecida
4 claras de ovo, à temperatura ambiente
1 chávena de leite, à temperatura ambiente (preferência meio gordo)
1 colher de chá de canela em pó
Cobertura
225g de queijo creme
Meia chávena de manteiga sem sal, amolecida
Pitada de sal

Preparação
Pré aquece o forno a 180ºC. Unta levemente duas bandejas de bolo redondo de 20 cm e forra ambas com papel manteiga.
Numa panela grande, mistura os morangos, 2 colheres de sopa de açúcar e a água. Deixa ferver, mexendo com frequência. Deixa ferver durante 5 minutos, ou até os morangos cozinharem e o creme começar a engrossar. Retira do lume e reserva para arrefecer, por 15 minutos (ficarás com cerca de uma chávena de creme).
Num recipiente grande, mistura a farinha, meia chávena de açúcar, o fermento e o sal. Adiciona a manteiga e bate apenas até se incorporar na massa.
Num recipiente alto, adiciona as claras de ovo, o leite e a canela. Adiciona cerca de metade desta mistura ao preparado e bate somente até incorporar (não mexas demais). Adicione a restante mistura de leite e repete o procedimento. Por fim, adiciona o creme de morango cozido.
Divide a massa entre as duas bandejas de bolo e leva ao forno 25-30 minutos ou até os topos ficarem douradinhos, verifica com um palito. Deixa arrefecer 15 minutos, em seguida, inverter os bolos para pratos de modo a que possam esfriar completamente.

Finalização
Num recipiente, bate o queijo creme, a manteiga e a pitada de sal. Bate cerca de 2-3 minutos até obteres um creme claro e homogéneo.
Se as camadas do bolo forem relativamente planas, apara com cuidadosamente com a ajuda de uma faca.
Coloca uma camada de bolo no prato de servir. Por baixo coloca pedaços de papel manteiga para que não sujes o prato. Espalha uma camada generosa (cerca de 3mm) do creme de queijo que reservaste. Coloca por cima a segunda camada do bolo, alinhando as bordas. Espalha uma camada fina do creme de queijo por todo o bolo, selando as migalhas (não utilizes mais de metade do creme). Coloca no frigorífico por 15 minutos. Termina cobrindo o bolo com o resto do creme. Retira cuidadosamente os pedaços de papel manteiga por baixo do bolo. Coloca 15 minutos no frigorífico, retira-o e cobre-o com papel alumínio ou uma tampa concebida para o efeito e leva-o novamente ao frigorífico até 30 minutos antes de servir.

Dica
Certifica-te que utilizas morangos frescos, ou seja, que estes apresentam um aspeto maduro e suculento e possuem paladar e aroma a morango. Se estes fatores não se verificarem, o bolo não obterá o sabor devido. Se não é a época do morango, podes substituir os morangos frescos por morangos congelados. Para isso descongela completamente e drena todo o líquido adicional antes de os colocares na panela.

Sugestão
Se preferires, podes em conjunto com o queijo creme, adicionar pequenos pedacinhos de morango no recheio do bolo.