#3 Alimentos que reforçam a eliminação de gorduras


Excesso de peso após gravidez
Após uma gravidez é extremamente comum que não seja fácil emagrecer, principalmente quando o ganho de peso foi excessivo e descontrolado. A chave do sucesso de uma boa dieta é nunca saltar refeições e em conjunto com uma atividade desportiva gradual, manter uma alimentação com fruta, vegetais, cereais integrais, proteína sem gordura e sem açúcar processado. Adicionares estes produtos à tua dieta irá ajudar-te nesse processo.

Iogurte probiótico
Chocolate Preto
Aveia
Abacate
Mirtilos
Lentilhas
Amêndoas
Brócolos
Feijão
Quinoa
Frango
Salmão

Fome constante
A sensação de fome constante, pode ter vários fatores, no entanto, essencialmente deve-se a uma ligeira quebra na taxa de glicose (açúcar) no sangue. Esta sensação é normal quando surge num espaço de tempo razoável entre as refeições ou no seguimento de uma actividade física (passeio a pé, tarefas domésticas ou desporto). Já se esta aparecer pouco tempo após uma refeição, isto significa que esta não foi em quantidade suficiente ou não foi ingerida de forma equilibrada. Assim sendo, os hidratos de carbono complexos (presentes em alimentos como pão, arroz, massa, batatas e leguminosas) e as proteínas animais (presentes na carne, peixe, ovos e lacticínios) ajudam a atrasar o reaparecimento do apetite, sendo este efeito reforçado se a refeição for rica em fibras e água.

Frango
Frutos do mar
Salmão
Ovos
Soja
Iogurte probiótico
Trigo integral
Chocolate preto
Centeio
Vinagre de Sidra
Abóbora
Pipocas
Feijão preto
Lentilhas
Nozes
Amêndoas
Amendoins
Pipocas
Coco
Frutos silvestres


Gordura abdominal
A gordura abdominal é comum quer em homens quer em mulheres, com causas desde a má alimentação, passando pelos maus hábitos (tabaco, álcool) até à carência de exercício físico, fatores que contribuem para elevar os níveis de colesterol mau (LDL), reduzir o colesterol bom (HDL), elevar triglicerídeos e aumentar a resistência à insulina. Para combater esta patologia, é recomendado que para além de exercício físico e uma alimentação mais saudável, se evite o sal e alimentos ricos em gorduras.

Abacate
Laranja
Mirtilos
Melancia
Lentilhas
Azeitonas
Sementes de girassol
Espinafres
Batata doce
Peru

Lê as outras publicações:
  • Pretendes emagrecer, primeiro identifica a tua patologia (aqui)
  • #1 Alimentos que reforçam a eliminação de gorduras: barriga saliente e alargada, baixa auto-estima, menopausa (aqui)
  • #2 Alimentos que reforçam a eliminação de gorduras: desequilíbrio hormonal, desejo de alimentos, digestão difícil (aqui)