Bolo de Beterraba

Volta e meia refiro a beterraba como um alimento importante principalmente na alimentação das mulheres. Esta é uma receita de Bolo de Beterraba bem gostoso e simples, o sabor surpreende e a cor também!

Ingredientes
 250g de beterraba em puré
250 g de farinha com fermento
3 ovos caseiros médios
120ml de óleo de girassol
60g de açúcar amarelo
1 colher de chá de fermento em pó
sal q.b.

Cobertura (opcional)
100g de chocolate negro (preferencialmente +80% cacau)
água mineral q.b.

Preparação
Coloca em água a ferver a beterraba, deixa cozer por cerca de 4 minutos e de seguida coloca-a num recipiente submersa em água fria. Depois de arrefecida ligeiramente, tritura a beterraba até obteres uma mousse espessa. Bate os ovos com o açúcar até ficar com o dobro do volume. Adiciona a mousse de beterraba, o óleo e o sal aos ovos e envolve muito bem com uma espátula para bolos. Peneira a farinha e incorpora sobre a massa pouco a pouco. Acrescenta o fermento em pó e mexe mais um pouco.
Leva ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos (verifica com um palito). Deixa arrefecer e desenforma. 
Podes preparar a cobertura derretendo o chocolate negro com um pouco de água (vai acrescentando aos poucos até obteres a espessura desejada). Simples, prático e com o seu q.b. de saudável! Quem disse que a nutrição não pode incutir bolos? Isso não é verdade: tudo faz falta! Experimentem e caso o façam, enviem-me uma mensagem!
  
Aproveito para agradecer as dezenas de mensagens que recebo todos os dias, muito obrigada por todo o carinho! <3