Testado e...AffiniMAT perfecting + mattifying foundation by MAYBELLINE New York

Recentemente adquiri a base AffiniMAT perfecting+mattifying foundation da Maybelline New York na cor 16 Vanilla Rose, em promoção no hipermercado LIDL por 7,49€ (Preço de Venda Recomendado de 9,99€).




Esta é uma daquelas bases de fórmula ligeira que contém pigmentos de cor que prometem se fundir perfeitamente com o nosso tom de pele, uniformizando as imperfeições e matificando a pele, para um acabamento perfeito sem brilho e de um resultado natural. É indicada para peles mistas a oleosas e ainda contém filtro solar de SPF17. Disponível em 4 tons: 03 Light Sand, 16 Vanilla Rose, 24 Golden Beige, 42 Dark Beige. Para saberes qual o tom indicado para ti coloca a zona transparente da embalagem junto ao teu maxilar. E
m caso de dúvida entre dois tons, escolhe sempre o mais claro.



Após utilizar todos os dias durante cerca de 2 semanas, penso que já posso tirar algumas conclusões. A base é de uma textura bastante líquida e nota-se um desagradável odor a álcool (explico mais à frente o ponto negativo)que apesar disso, após uns 20-30 minutos deixa de ser percetível. 
Não me parece indicada para colocar com as mãos, visto que por ser de uma textura muito fina e líquida esta escorre com uma facilidade incrível. Por este facto para melhores resultados é recomendada a aplicar da seguinte forma:
1-Começa por preparar a pele antes da aplicação da base: limpa, tonifica e hidrata-a com um creme adaptado à tua idade. Podes aplicar também um primer para rosto. 2-Coloca um pouco numa esponja ou pincel achatado e aplica na testa, nariz, queixo e maçãs do rosto. 3-Espalha do centro para os lados com movimentos circulares suaves. 4-Se necessário aplica pó matificante ou translúcido. Podes também aplicar um fixador de maquilhagem.

Nos primeiros 15-20 minutos o acabamento da base não é muito bonito e propriamente mate. No entanto, após algum tempo a pele fica com um aspeto muito uniformizado, com um certo glow saudável e não demasiado opaco. 

Para mim, o ponto negativo é o facto de conter "alcohol denat" na sua composição e o seu odor ser bastante evidente. 
É comum encontrar este ingrediente em produtos para pele oleosa. Adicionam-no por possuir uma função como agente anti-espuma. Mas o objetivo pode ser também não sentirmos peso na camada superior da pele, de modo a criar uma estética enganosamente agradável.
O problema é que o álcool destrói a camada protetora da pele (enzimas e antioxidantes) que atua como barreira, que ajuda a que ingredientes benéficos como o retinol e vitamina C penetrem na pele de forma mais eficaz. A longo prazo estas substâncias acabam por destruir a barreira natural da pele o que não irá mantê-la saudável e irá consequentemente provocar mais rugas, mais ressecamento e um envelhecimento precoce e rápido da pele.
Na pele propícia a acne, esta base poderá eventualmente (se não for utilizada em excesso) "ajudar" a cicatrizar a borbulha, visto que o álcool pode "matar" as bactérias que causam acne na superfície da pele. 
No entanto, pesquisas demonstram que os produtos à base de álcool anti-acne aumentam a irritação e a secura e isso pode tornar mais difícil a luta para te livrares do acne. A ironia de usar tratamentos à base de álcool é que os danos que causam leva a um aumento das bactérias que causam o acne, o que consequentemente aumenta a inflamação, o que leva ao aparecimento do vermelhidão em torno da borbulha muito mais tempo do que seria de outra forma. Não surpreendentemente, a mesma pesquisa observou que os produtos anti-acne que contêm alternativas mais leves ao álcool eram melhores para a pele. 
Parece-me que a existência deste composto na base pode dever-se apenas para proporcionar uma matificação instantânea para quem possui a tez oleosa e não tanto na utilização anti-acne.

Por todos estes factos, na minha opinião, não deve ser uma base de utilização diária e contínua. Igualmente se tens uma pele propícia a acne, esta base não é aconselhada para ti! Mas esta é apenas e só a minha análise deste produto! 
Se tiverem comentários, dúvidas ou sugestões enviem por favor um email para adeltaferreira@gmail.com