Frango à Brás

Esta é uma receita muito pedida por todos. O tão conhecido Bacalhau à Brás deu lugar ao meu muito predileto Frango à Brás (confesso que prefiro muito mas muito mais). Esta é uma receita mais saudável - dentro do possível! 



Ingredientes
Peitos de Frango sem osso
Batata cortada aos cubinhos q.b.
4 ovos
1 alho francês
1 cenoura raspada
1 cebola média
1 alho branco
2 ganinhos salsa grandes
1 colher de chá de colorau em pó
Azeitonas pretas q.b.
Coentros em pó q.b.
Salsa picada q.b.

Preparação
Coze o frango numa panela com água e sal. Retira-o depois de cozido, deixa arrefecer e esfia-o.
Numa panela, corta o alho francês em bocadinhos pequenos, raspa a cenoura, corta a cebola às rodelas, corta o dente de alho miudinho, pica a salsa e polvilha o colorou em pó. Adiciona o azeite por cima de modo a que tape bem o fundo da panela. Refoga os ingredientes durante uns minutos e adiciona o frango. Com uma colher de pau pressiona e desfaz de modo a que todos os ingredientes comecem a ficar desfeitos. Entretanto, frita as batatas e escorre-as em papel vegetal. Bate os ovos. Quando o frango estiver pronto, adiciona as batatas e mexe tudo muito bem, adiciona os ovos por cima e com a colher de pau mexe, coloca as azeitonas por cima e polvilha com os coentros. Verifica os temperos. Está pronto a ser servido, podes colocar salsa por cima e acompanhar com alface.

Nota: quando se utiliza batatas, deve-se descascar e colocar de molho pelo menos uma hora antes de confecionar. Quando estiverem prontas a confecionar, irás aperceber-se da presença de uma goma cor de rosa na água, prejudicial para saúde. Lava em várias águas as batatas novamente. 
Além disto, não utilizo batata palha palha, é sempre preferível a batata da terra, independentemente de cozida ou frita.
E mais uma vez digo: tudo faz falta ao organismo! Não existe qualquer problema em comer esporadicamente batata frita! 

Experimentem e já sabem, se o fizerem, tirem uma fotografia e coloquem a hashtag #deltaferreira !