Canções preferidas #Eurovision2015

Muitos foram os países representados neste Festival da Eurovisão Austria 2015, desde a Espanha, Rússia, Portugal, Albânia, Arménia, Rússia, Roménia, Hungria, Grécia, Estónia, Sérvia, Bélgica, Geórgia, França, Reino Unido, Itália, Lituânia, a Polónia, Eslovénia, Suécia, Noruega, Montenegro, Chipre, Azerbaijão, Letónia, Israel e ainda o país convidado Austrália! 






Apesar de opiniões diversas, eu gostei da canção da SUÉCIA, a vencedora. Para mim, ela transmite a mensagem e puxa pelo imaginário de quem a ouve...A história é sobre as dificuldades do vocalista em aceitar amigos quando era criança... um rapaz, o "herói", ajudou-o a ultrapassar os seus medos e preconceitos contribuindo para que este fosse uma pessoa muito melhor na sua vida em adulto! Espelho disso são as três escolas em África e uma no Quénia, financiadas por ele.



Muito bem conseguida, com uma linda voz (pelo menos em videoplayback, visto que ao vivo não me encantou assim tanto), esta é uma música que fala de união, paz e sonhos, porém analiticamente este é talvez o país mais hipócrita neste sentido, isto porque simplesmente não existe respeito, paz nem união, já que, entre outras coisas, exclui publicamente o movimento LGBT e nega a vida e a liberdade de escolha de gays e lésbicas! Portanto, apesar de ser uma música bastante bonita, no meu ponto de vista é apenas filosófica! RÚSSIA, já é hora de dares o exemplo!



Esta é aquela canção que eu não consigo parar de cantar, representada pela NORUEGA, tem uma sonoridade espetacular e um instrumental e vocal bastante interessante! Esta é uma letra que no fundo retrata a faceta de personalidade por vezes escondida de tudo e todos! 


Um extra, quando ouvi este miúdo de apenas 17 anos, e segundo ele, sem qualquer tipo de aulas de canto, a representar a BÉLGICA, pensei que estava em playback, a afinação é irrepreensível! Autor da composição melódica, em termos de letra, esta retrata a necessidade de fazermos mais e melhor por nós mesmos! Oiçam a versão ao vivo aqui abaixo!




Esta foi a música representante da ÁUSTRIA, país que recebeu o festival. Infelizmente, na minha opinião esta música digna de tops de vendas não obteve qualquer pontuação, sim verdade, 0 pontos e em último lugar do ranking. Esta letra retrata uma cúmplice relação de amizade entre homem e mulher...Eu gostei muito da sonoridade musical e do timbre de voz do vocalista!