Na Cozinha Moderna: Lombo de porco assado à minha moda

Esta é uma receita muito fácil de preparar e com um q.b. de cozinha asiática. Esta receita apesar de ser de lombo de porco acaba por ser saudável já que é cozinhada com base de água (e não de gordura).
















Ingredientes:
- 1 a 1,5 Kg de Lombo de porco sem osso
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- 1 colher de sopa de óleo de girassol
- 2 cebolas roxas
- 2 dentes de alho
- 1 colher de vinagre
- 1 colher polpa de tomate (ou tomate pelado)
- vinho branco q.b.
- salsa q.b.
- sal q.b.
- pimenta preta q.b.

Preparação:
Coloca o lombo dentro de um pirex grande (não precisa de ser muito maior que o naco de carne) e tempera-o uniformemente com sal e pimenta. Adiciona ao fundo 3 colheres de sopa de água. Reserva.
Aquece o forno previamente a 230ºC, colocando a grelha do forno na parte baixa.
Coloca-o a assar no forno por cerca de 25 minutos. Se o fundo da assadeira secar, acrescenta mais 2 colheres de sopa de água.
Para o molho que iremos colocar por cima da carne, numa tigela grande colocamos o molho de soja, os dentes de alho, o vinagre, a polpa de tomate, o óleo de girassol e apenas uma cebola roxa cortada em rodelas. Passa tudo com a varinha mágica. Acrescenta o vinho branco (por forma que não fique uma pasta muito espessa) e mexe, reserva.
Após os 25 minutos no forno, retira a carne e faz uns cortes longitudinais. Reduz a temperatura do forno para 165ºC. Entretanto, dispõe a cebola roxa em torno da carne e coloca a pasta por cima do lombo, impregnando bem nos cortes. Coloca novamente no forno entre 40 a 45 minutos. 
Retira do forno e corta em fatias. Para acompanhar sugiro um arroz seco.


Nota: Normalmente sempre que preparo esta refeição sobra lombo. Para o guardar, aconselho que o deixes arrefecer e envolvas a peça em película aderente, ou no caso de já em fatias, em recipiente fechado hermeticamente, no máximo, durante 4 dias.

O que fazer com o que sobra? Deixo-vos aqui uma sugestão - Baguete de Lombo assado com couve roxa.


Antes de levar ao forno



Depois de confeccionado